Condicionantes Naturais e Ambientais foi tema do I Seminário Técnico de Planejamento e Mobilidade Urbana
Florianópolis,


Com o tema “Condicionantes Naturais e Ambientais – Região Metropolitana de Florianópolis” aconteceu nesta terça-feira (26), o I Seminário Técnico de Planejamento e Mobilidade Urbana, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, em parceria com as Câmaras Técnicas de Mobilidade Urbana e de Planejamento e Gestão Territorial Urbana, do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades).
De acordo com a diretora de Desenvolvimento das Cidades da SPG, Célia Fernandes, o objetivo foi gerar conceitos e referências estratégicas, que permitam elaborar diretrizes e propostas consensuais para o planejamento territorial urbano e mobilidade da região da Grande Florianópolis.
Na parte da manhã, o arquiteto Jorge Rebollo Squera, coordenador do grupo temático, falou sobre o Zoneamento Terrestre do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (Gerco). No mesmo segmento, o diretor da Consultoria Magnitude Mare, Alexandre Mazzer, explanou sobre Zoneamento Marítimo e o engenheiro agrônomo da Epagri, Edson Silva, abordou Zoneamento Agrícola.
No período da tarde, o assunto Região e Paisagem foi discutido pelo professor da UFSC, Ademir Reis. Representando a FATMA, Ana Cimardi e o professor da UFSC, Erico Porto Filho, falaram sobre Reserva da Biosfera. A temática Áreas de Risco envolveu dois assuntos, sendo Diagnóstico Estadual, apresentado pelo representante da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Frederico Rudorff e Aspectos Geológicos, discutido pela professora da UDESC, Maria Paula Mariman; professora da UFSC, Maria L. Herrmann e da Prosul, Vitor Hugo Teixeira. Outros assuntos abordados foram Saneamento Básico, pelo representante da Casan, Adelor Vieira e Ocupações Desordenadas, pelo coordenador do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Luiz Pimenta.
Após as apresentações, o grupo de trabalho formado ainda por representantes da Prefeitura de Florianópolis; Secretaria de Desenvolvimento Regional da Capital; Universidades, ONGs; Entidades de Classe; e membros do ConCidades, levantou questionamentos e procurou compatibilizar a localização e dimensionamento das áreas urbanas (volumetria, densidades e demais parâmetros urbanísticos), com as condicionantes impostas pelos sistemas naturais e ambientais.
Mais dois Seminários sobre o mesmo assunto, porém com temas diferentes, estão previstos para o mês de julho e agosto. Por fim, será elaborado um relatório com a avaliação das diretrizes e propostas e entregue pelo secretário da SPG, Filipe Mello, que também é presidente do ConCidades, ao governador Raimundo Colombo. “A ideia é que a proposta possa ser estendida posteriormente, para as outras regiões do Estado”, reforçou Mello. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade