Saúde conta com 99 bolsistas nas ações contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde conta hoje com 99 estudantes de cursos desta área participando de várias ações de enfrentamento da Covid-19. Desde março já foram publicados 5 editais de contratação.
E ainda segue aberto até às 10 horas desta quinta-feira (23), o edital público de chamamento da Secretaria, que prevê a contratação de mais quatro estudantes de graduação do curso de Farmácia para atuação junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, o Hemepar.
Os universitários selecionados também serão admitidos como bolsistas e iniciam as atividades na próxima segunda-feira. “A participação dos estudantes tem sido um grande apoio e é um incentivo do Governo do Estado à formação profissional”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.
PESQUISA - Nesta semana 14 alunos dos cursos de Farmácia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia começaram as atividades de apoio a pesquisas no CPPI - Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos, conhecido nacionalmente na produção de antígenos e soros utilizados contra a picada de animais peçonhentos.
“Os alunos se somam a outros bolsistas já contratados em maio e participam de projetos para a produção do meio de transporte viral, um dos componentes do kit do exame de diagnóstico da Covid-19”, explica o diretor do Centro, Rubens Gusso. “Eles passaram por treinamento e têm colaborado bastante com nosso trabalho”, afirma.
Outros 51 universitários participam de atividades nas farmácias de 11 Regionais de Saúde do Estado, na Farmácia do Centro Psiquiátrico Metropolitano e no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).
“Sob a supervisão de farmacêuticos, os bolsistas fazem a dispensação, separação e conferência de medicamentos. Essa tem sido uma ajuda valiosa para as atividades do Estado e também contribuirá para a formação dos profissionais”, destacou a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Paraná, Deise Pontarolli. 
CENTRAL – Neste período de pandemia, a Ouvidoria Geral da Saúde criou um call center para atendimento e esclarecimento de dúvidas da população sobre a infecção do novo coronavírus. Trinta alunos do último ano do curso de Medicina, também contratados como bolsistas, atuam na central em esquema de revezamento 24 horas.
“São mais de 8 mil atendimentos realizados pelos bolsistas no call center, além de mais 10 mil atendimentos via o aplicativo Telemedicina Paraná”, comenta o ouvidor-geral da Saúde da Secretaria da Saúde, Yohan de Souza.
“São muitas dúvidas, principalmente sobre sintomas, e estamos aqui para auxiliar a população”, diz a bolsista Andressa Ceccon, estudante do último ano de Medicina. “É muito importante um canal como este, pois levamos a informação correta e segura”, diz ela. “Sentimos que as pessoas ficam mais tranquilas quando informamos que estamos à disposição 24h”, afirma o bolsista José Guilherme Silva de Almeida
Os contatos para o call center são 0800 644 4414, (41) 99117 3500 e 41 3330 4414.
EDITAIS – Para a inscrição nos, os estudantes devem estar cursando o quarto ou o quinto ano dos cursos com disponibilidade para atuação diária de 6 horas. A convocação para atuar nas atividades de enfrentamento ao coronavírus não configura vínculo empregatício. O estudante recebe uma bolsa-auxílio no valor de R$ 800.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços