Escola pela Terra visa manter conexão de alunos com natureza durante período de isolamento

por ONU Brasil
O conteúdo disponibilizado inclui vídeos, textos e atividades – que serão traduzidos para 10 idiomas. Foto: PNUMA
O conteúdo disponibilizado inclui vídeos, textos e atividades – que serão traduzidos para 10 idiomas. Foto: PNUMA
Em resposta à crise da COVID-19, foi criada uma coalizão inédita para lançar a Escola pela Terra (Earth School, em inglês), plataforma que fornece conteúdo educacional gratuito e de alta qualidade para ajudar estudantes, pais e professores em isolamento em todo o mundo. Iniciada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo TED-Ed, a Escola pela Terra leva os alunos a uma aventura de 30 dias pelo mundo natural.
O conteúdo disponibilizado inclui vídeos, textos e atividades – que serão traduzidos para 10 idiomas – para ajudar jovens e crianças a entenderem o meio ambiente e considerarem seu papel na natureza. Essa é a maior iniciativa de aprendizagem online feita pelo PNUMA e está disponível gratuitamente no site do TED-Ed.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mais de 1,5 bilhão de alunos foram afetados pelo fechamento das escolas por conta do COVID-19. A pandemia provocou uma crise de saúde, econômica e educacional; nessa era de restrições físicas e sociais, há uma necessidade global de educação científica.
É por isso que o PNUMA e o TED-Ed – em parceria com outros 30 colaboradores, como a National Geographic, a WWF e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – se uniram para lançar a Escola pela Terra em pouco mais de duas semanas. Construída para crianças e jovens de 5 a 18 anos, ela abrange 30 dias letivos que se estendem do Dia da Terra até o Dia Mundial do Meio Ambiente – celebrado em 5 de junho, sob o lema Hora da Natureza.
Com videoaulas gratuitas sobre diversos temas, como animais e mudanças climáticas e fazendas subaquáticas, o TED-Ed é o braço educacional do TED, contando com uma biblioteca com milhares de aulas interativas que abrangem todas as idades e assuntos – construída por uma rede de 500 mil educadores de todo o mundo.
Cada aventura ambiental foi cuidadosamente selecionada por um grupo de especialistas para atender a diferentes faixas etárias, consistindo em um experimento prático e uma descoberta da natureza. Além do conteúdo do próprio TED-Ed, a Escola pela Terra contará com vídeos de organizações midiáticas, como a National Geographic, a PBS LearningMedia e a BBC, com o objetivo de capacitar os alunos participantes a cuidarem de nosso planeta.
“Atualmente, bilhões de crianças estão fora das escolas por conta da COVID-19. Mas a educação não pode parar. A pandemia revelou quão profundamente interconectada está toda a vida no planeta", disse a diretora-executiva do PNUMA, Inger Andersen. “Estou feliz que o PNUMA, juntamente com o TED-Ed e outros colaboradores, estejam lançando a Escola pela Terra. Aprender sobre o mundo natural será fundamental para construir um futuro melhor e mais sustentável para todos".
"Essa situação inédita em que nos encontramos destaca a importância dos jovens se conectarem com a natureza e entenderem a ciência", disse a vice-presidente executiva e diretora de educação da National Geographic Society, Vicki Phillips. “Estamos entusiasmados por unir forças com organizações confiáveis ​​como o PNUMA e o TED-Ed para cultivar o descobrimento e gerar empatia pela Terra, independentemente de onde os estudantes estejam – seja dentro de suas casas, em uma janela ou em uma curta caminhada pela vizinhança”.
“Essa plataforma é uma porta de entrada para algumas das lições mais inspiradoras sobre a natureza e o meio ambiente e cada aula traz atividades práticas e divertidas com as quais os alunos podem se envolver e compartilhar com outras pessoas”, disse o diretor fundador do TED-Ed, a iniciativa de educação e juventude do TED, Logan Smalley.
As lições foram escolhidas por uma equipe de especialistas em educação ambiental, incluindo Kathleen Usher (Ph.D) e Jessie Oliver e Juliane Voss, que trabalharam junto de mais de 100 colaboradores na criação da Escola pela Terra. Apoiando o ODS 4.7 e a Década de Ação, a iniciativa ainda contribui com a Coalizão Global de Educação lançada pela UNESCO no mês passado, reunindo governos, parceiros tecnológicos e líderes educacionais para continuar a aprendizagem dos alunos.
Como parte dessa coalizão, o PNUMA explorará como esse conteúdo pode ser adaptado e compartilhado com crianças que não possuem acesso à Internet.
Entre os colaboradores que apoiaram essa iniciativa estão: BBC Ideas; Convenções de Basileia, Roterdã e Estocolmo; Bill Nye, o cientista; Conservação Internacional; CEE; Earth Day Network; Earth Challenge 2020; Environment Online (ENO); GeSI; Comitê Olímpico Internacional; IUCN; Instituto de Segurança Planetária; Junior Achievement; Learning in Nature; Littlescribe; Minecraft; National Geographic Society; Ocean Wise; Only One; Sociedade Geográfica Real; SciStarter; Sitra; TAT; TED-Ed; The Nature Conservancy; Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU; UN SDSN / TRENDS; Laboratórios de Tecnologia e Inovação das Nações Unidas; UNCCD; PNUD; PNUMA; UNESCO; Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima; FAO; Universidade da Pensilvânia; Vult Labs; Associação Mundial de Guias e Escoteiras; Organização Mundial do Movimento Escoteiro; Wild Immersion e WWF.

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