Ninguém estará seguro até que todos estejam, diz chefe da ONU à União Europeia

por ONU Brasil
Está em andamento uma série de pesquisas para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus. Foto: Unplash
Está em andamento uma série de pesquisas para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus. Foto: Unplash
O "esforço de saúde pública mais maciço da história" é necessário para superar a pandemia da COVID-19, disse o chefe da ONU nesta segunda-feira (4), em conferência da União Europeia em Bruxelas.
Com uma mensagem pessoal de palavras fortes, o secretário-geral da ONU, António Guterres, recebeu as contribuições dos países doadores para um fundo de mais de 8 bilhões de dólares, cujo objetivo é acelerar a produção de diagnósticos, terapias e vacinas.
No entanto, ele declarou que serão necessárias cinco vezes essa quantia para colocar todos no caminho para um mundo livre da doença.
Até o momento, a COVID-19 "se espalhou por todos os cantos do mundo, infectando mais de 3 milhões de pessoas e matando mais de 220 mil", disse Guterres.
As declarações são feitas após alerta recente sobre a falta de solidariedade em relação aos países em desenvolvimento - tanto para equipá-los na resposta à pandemia, que corre o risco de se espalhar como fogo - quanto para enfrentar seus dramáticos impactos econômicos e sociais.
O pior ainda está por vir, alertou, pois o vírus provavelmente atingirá muitos países com sistemas de saúde mal equipados.
"Em um mundo interconectado, nenhum de nós estará seguro até que todos estejam", insistiu o secretário-geral da ONU.

Colaboração entre ONU e países-membros

O chefe da ONU apontou o lançamento no mês passado do esforço histórico iniciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por vários países para acelerar os avanços científicos necessários para controlar o coronavírus, conhecido como ACT Accelerator.
“Essas novas ferramentas podem nos ajudar a controlar totalmente a pandemia e devem ser tratadas como bens públicos globais disponíveis e acessíveis a todos. Esse é o único caminho para um mundo livre de COVID-19.”
Além da Comissão Europeia, que organizou o evento de segunda-feira em nome da UE, os países envolvidos no esforço geral incluem África do Sul, Ruanda, Malásia, Arábia Saudita, Finlândia e Costa Rica. Até o momento, nenhuma das duas maiores economias, Estados Unidos ou China, aderiu ao ACT Accelerator.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços