A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram um novo Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) “Jornalismo em uma pandemia: cobrindo o COVID-19 agora e no futuro”, organizado pelo Centro Knight para Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin.
O curso, que recebeu o apoio da Fundação Knight e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é um programa de treinamento on-line de quatro semanas com o objetivo de fornecer aos jornalistas os conhecimentos e ferramentas necessários para cobrir a crise de saúde COVID-19 e suas conseqüências sociais, financeiras e políticas. Ele será oferecido simultaneamente em inglês, espanhol, português e francês.
“Um jornalismo robusto e vibrante é da maior relevância paro equacionamento dessa crise mundial de saúde sem precedentes", disse Moez Chakchouk, diretor geral adjunto da UNESCO para Comunicação e Informação. "Os jornalistas são vitais para garantir que os cidadãos estejam bem informados com fatos verificados sobre a emergência, no combate à desinformação e em assegurar que as autoridades sejam responsabilizadas pelas políticas desenvolvidas para enfrentar a presente pandemia. A parceria conjunta para desenhar e aplicar este MOOC ocorre em um momento crítico, promovendo um diálogo especial com jornalistas sobre os componentes centrais necessários para reportar, com segurança, a COVID-19 ”, acrescentou o Sr. Chakchouk.
Dividido em quatro módulos semanais, o curso on-line cobrirá a história passada de pandemias e desastres no século XX e como os governos reagiram a esses surtos. Também examinará o desenrolar da pandemia de 2020 e a importância fundamental de promover a liberdade de expressão, além de detectar e combater a desinformação sobre a pandemia.
O módulo final analisará os diferentes ângulos da história para desenvolver a cobertura e discutirá a importância do autocuidado dos jornalistas na cobertura do surto. Cada módulo inclui uma série de vídeos, apresentações em PowerPoint, leituras, questionários e fóruns de discussão sobre aspectos específicos do curso. As versões em espanhol, português e francês do curso serão ministradas por instrutores de alto nível.
“Essa história é tão grande: ela incorpora não apenas epidemiologia, atendimento clínico e pesquisa biomédica, mas política, finanças e comércio e muitos outros tópicos,” disse Maryn McKenna, instrutora do curso. "Sou uma jornalista científica que passou a carreira escrevendo sobre epidemias, mas tenho que aprender coisas novas todos os dias - e acho que muitos outros jornalistas estarão na mesma posição."
Durante tempos de crise, como o atual surto de Covid-19, é ainda mais importante que o público tenha acesso a informações confiáveis e oportunas, e os jornalistas têm um papel fundamental a desempenhar para fazer com que o direito à liberdade de expressão, que inclui a liberdade de imprensa e acesso à informação pública, seja uma realidade para todos os cidadãos.
O curso on-line “Jornalismo em uma pandemia: cobrindo o COVID-19 agora e no futuro”, oferecerá aos jornalistas de todo o mundo ferramentas, materiais e acesso adicional a especialistas para oferecer informações de qualidade sobre a crise atual e suas conseqüências. O treinamento também terá o potencial de criar uma rede de profissionais de mídia que possam compartilhar ideias e informações sobre a melhor maneira de cobrir os surtos e combater a desinformação.
As inscrições estão abertas e o curso começará em 4 de maio de 2020, durante a semana do Dia Mundial de Liberdade de Imprensa. “Esta é uma das atividades principais que a UNESCO vem desenvolvendo com seus parceiros para celebrar uma imprensa livre, independente e plural, destacando mais uma vez como o jornalismo é central para nossas sociedades, particularmente em tempos como os atuais”, concluiu Chakchouk.
|
Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município
Durante o ano de 2021, o governo do Estado e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul trabalharam em conjunto em várias frentes. Na saúde, na educação, na produção rural e na infraestrutura foram realizadas várias parcerias que beneficiaram diretamente milhares de moradores do município. O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância da integração das ações entre a sua gestão e o governo, tendo como objetivo o bem estar social dos cruzeirenses. Prefeito Zequinha Lima, ao lado do governador Gladson Cameli, ressalta a importância da integração das ações entre a sua gestão e o governo Foto: Cedida. “O governador Gladson Cameli tem batalhado muito para melhorar a vida de todos os acreanos. Ele não olha de maneira especial apenas para os prefeitos do partido dele, mas tem ajudado todos os gestores municipais. Essas parcerias foram essenciais para as prefeituras que dispõem de recursos insuficientes para dar uma resposta satisfatória às suas populações”, afirmou o prefeito de Cruzeiro do Sul....
Comentários
Postar um comentário