OPAS e Turma da Mônica se unem para promover vacinação nas Américas

por ONU Brasil
As personagens da história em quadrinhos brasileira Turma da Mônica estão incentivando as pessoas a se vacinarem durante a 18ª Semana de Vacinação nas Américas, celebrada entre 25 de abril e 2 de maio de 2020 com o slogan “Ame. Confie. Proteja. #VacineSe”. A iniciativa é promovida anualmente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A vacinação é um serviço essencial que deve ser mantido durante a pandemia de COVID-19, adaptando-se ao contexto local para proteger os profissionais de saúde e as comunidades e evitar que surtos de doenças preveníveis por vacinas sobrecarreguem os sistemas de saúde, que já estão sob pressão.
A colaboração entre a OPAS e a Turma da Mônica traz mensagens das personagens de Maurício de Souza a favor da imunização. Os materiais de comunicação serão publicados em redes sociais.
"É essencial que os programas de vacinação continuem durante a pandemia de COVID-19. Agradecemos a Mônica e sua turma por nos permitir usar suas imagens para espalhar essa mensagem", disse Andrés de Francisco, diretor do Departamento de Família, Promoção da Saúde e Curso de Vida da OPAS.
Mauricio de Sousa, um dos mais renomados cartunistas brasileiros e criador da Turma da Mônica – além de mais 300 personagens que compõem seus populares quadrinhos, revistas e livros – foi reconhecido pela OPAS em 2003 como “Campeão da Saúde das Américas” por comunicar mensagens de saúde pública a crianças e adultos.
Sousa afirma acreditar que participar de campanhas como a da OPAS são essenciais para evitar doenças evitáveis por vacinação. Ele também comentou que "devemos destacar a capacidade das vacinas de salvar vidas e proteger todos contra doenças".
Mônica e sua turma se juntam à lista de artistas e celebridades que emprestaram suas vozes às campanhas da Semana da Vacinação nas Américas, incluindo Usain Bolt, jamaicano medalhista de ouro nas Olimpíadas; Edinson Cavani, estrela do futebol uruguaio; Don Francisco, apresentador de televisão no Chile; as personagens da Vila Sésamo; e o cantor e compositor sul-americano Ricardo Montaner, entre outros.
A Semana de Vacinação nas Américas começou em 2003 após um surto de sarampo que afetou vários países no ano de 2002 e exigiu uma resposta coordenada. Mais de 806 milhões de pessoas foram vacinadas sob esta iniciativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente