Dia de Doar lança campanha especial para apoiar ação de enfrentamento da Covid-19
A necessidade de respostas rápidas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 levou o Dia de Doar a preparar uma campanha especial. A iniciativa acontece no dia 5 de maio e a expectativa de seus idealizadores é mobilizar em torno de R$ 5 bilhões.
A ação, que nasceu nos Estados Unidos em 2012 e chegou ao Brasil em 2013, é realizada na sequência de datas como Thanks Giving, Black Friday e Ciber Monday, que acontecem entre a última semana de novembro e os primeiros dias de dezembro. A campanha tradicional deste ano acontecerá no dia 1 de dezembro.
Marina Pechlivanis, sócia da Umbigo do Mundo e líder do Dia de Doar, explica que a ideia de realizar uma ação especial partiu dos idealizadores do Giving Tuesday, considerando o volume surpreendente de doações solidárias acontecendo no mundo todo por conta da atual situação emergencial.
“Aproveitando esse senso de cidadania, entendemos que faz sentido reforçar o valor da generosidade como algo que vale para todos os dias, especialmente agora. Assim surgiu o Giving Tuesday Now – Dia de Doar Agora, no Brasil. A proposta é celebrar as doações já recebidas e mostrar o poder de transformação que as doações têm quando feitas em conjunto. Certamente, a edição deste ano será muito mais potente depois de tudo o que estamos vivendo e aprendendo com o Dia de Doar Agora.”
Mobilização
Para além de empresas, poder público, filantropia e organizações da sociedade civil (OSCs), a expectativa é mobilizar também os indivíduos. Nesse sentido, a ação conta com materiais de comunicação incentivando que as pessoas doem e compartilhem sua iniciativa usando as hashtags #diadedoar, #diadedoaragora, #eudoei e #orgulhodeserdoador para dar o exemplo e inspirar outras pessoas.
Todos os materiais estão disponíveis no site da campanha. O site também traz dicas para cada setor de como utilizar os materiais:
- Organizações e fundos podem usar para potencializar suas iniciativas de captação de recursos, assim como para agradecer as doações recebidas usando as hashtags;
- Empresas podem usar para mobilizar seus stakeholders para iniciativas de doação e matching, assim como para compartilhar suas doações nas redes sociais;
- O setor público pode usar para potencializar doações específicas de acordo com as necessidades locais, assim como para agradecer as doações recebidas usando as hashtags;
- Indivíduos podem usar para ativar suas redes sociais, ajudando na multiplicação da campanha, fazendo doações e as compartilhando.
“A pandemia afeta tudo e deixará marcas indeléveis na história da humanidade, mas despertou um senso comum de apoio ao próximo sem precedentes, que esperamos que seja mantido. Para nós do Dia de Doar, é emocionante ver toda essa movimentação e, mais do que isso, ver a tangibilização dessa mobilização em recursos doados vindos das mais diversas fontes e indo para quem, notoriamente, precisa, de forma colaborativa, aberta e, esperamos, transparente”, comemora Marina.
Campanhas em curso
Inúmeras iniciativas já estão acontecendo por todo o país com foco no enfrentamento aos impactos da pandemia. A recomendação dos idealizadores da iniciativa é potencializar essas ações com o Dia de Doar Agora.
“Um exemplo é o Dia de Doar Kids, que está com uma ação especial, com atividades desafiadoras para as crianças e dicas para pais e professores abordarem gentileza e generosidade durante o período de isolamento social, e participará também do Dia de Doar Agora, compartilhando os materiais em suas redes sociais”, conta Marina.
Monitor das Doações
Uma plataforma lançada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) monitora as doações realizadas no âmbito do enfrentamento da pandemia. Até o fechamento da matéria, a ferramenta já contabilizava mais de 3,6 bilhões de reais.
O Monitor das Doações Covid-19 é atualizado diariamente pela ABCR com dados públicos coletados na internet e nas plataformas de doação ou enviados à Associação. O objetivo, segundo texto da plataforma, é consolidar e conhecer os números das doações realizadas em razão do coronavírus, promovê-las e inspirar ainda mais doações.
Indivíduos e instituições interessadas em incluir a informação sobre sua doação podem entrar em contato pelo e-mail abcr@captadores.org.br.
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