Começam as aulas da Capacitação para o Empreendedorismo para refugiados e migrantes

por ONU Brasil
Foto: OIM
A primeira turma da Capacitação para o Empreendedorismo oferecida para migrantes e refugiados no estado de Santa Catarina já está ativa desde 27 de abril. As aulas, que são on-line, ocorrem por meio da parceria entre a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a ONG Círculos de Hospitalidade, desenvolvida no âmbito do projeto Oportunidades.
A iniciativa aumentará o conhecimento dos beneficiários sobre o acesso a direitos, incluindo direitos trabalhistas e educacionais; fornecerá apoio psicossocial; promoverá programas de emprego compostos por treinamento de habilidades, treinamento em empreendedorismo, capital inicial, feiras econômicas, setor privado e mapeamento de oportunidades de emprego; e oferecerá aulas de língua portuguesa.
Essa oferta inicial, que terá duração de um mês, foi adaptada para ser realizada à distância, em função da pandemia da COVID-19, e conta com uma turma de 20 pessoas. Ao menos 90 pessoas refugiadas e migrantes serão capacitadas para o empreendedorismo.
A capacitação faz parte do projeto que a OIM e a Círculos de Hospitalidade implementam em conjunto para promover a inserção econômica e de trabalho de venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil em Santa Catarina.
O intuito é alcançar mais de três mil pessoas em situação vulnerável no estado de Santa Catarina até dezembro.
Esta iniciativa é realizada no marco do projeto “Oportunidades – Integração no Brasil”, implementado pela OIM e realizado com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). O projeto visa apoiar o governo brasileiro, nas suas diferentes esferas, e o setor privado na integração econômica de venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil que estejam em situação de vulnerabilidade no país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços