Cozinha&Voz recebe oficial do UNAIDS para debate sobre HIV e resposta à COVID-19

por ONU Brasil
Palestra virtual da assessora de apoio comunitário do UNAIDS sobre "COVID-19 e saúde". Foto: UNAIDS
Palestra virtual da assessora de apoio comunitário do UNAIDS sobre "COVID-19 e saúde". Foto: UNAIDS
As pessoas mais afetadas pela COVID-19, assim como as pessoas mais afetadas pelo HIV, são exatamente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social.
O alerta foi feito por Ariadne Ribeiro, assessora de apoio comunitário do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e uma mulher trans. Ela foi a convidada para uma palestra virtual sobre “COVID-19 e saúde”, para a turma do Cozinha&Voz, na quarta-feira (22).
O projeto Cozinha&Voz faz parte de uma ampla iniciativa de promoção do trabalho decente para pessoas em situação de vulnerabilidade, desenvolvida por Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da cozinheira Paola Carosella e da Casa Poema.
O projeto capacita profissionais como assistente de cozinha e promove a empregabilidade de pessoas em situação de exclusão socioeconômica.
“A aula com Ariadne significa a expansão que nós sempre quisemos para o projeto Cozinha&Voz, para que possa incluir temas relacionados à saúde e ao bem-estar do ser humano como um todo, compreendendo que é impossível ter trabalho decente, em condições de liberdade, igualdade, equidade e segurança, sem ter a saúde preservada e o conhecimento para isso”, disse Thaís Faria, oficial técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT.
“Uma parceria com o UNAIDS, que é do sistema da ONU, para nós é extremante importante fazer essa ampliação e levar conhecimento para as alunas e os alunos”, disse ela.
O UNAIDS é uma parceria inovadora que encoraja, mobiliza e apoia países para alcançar o acesso universal a prevenção, tratamento e cuidados no que concerne ao HIV. Estabelecido em 1994, por meio de uma resolução do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), iniciou suas atividades em janeiro de 1996.
A aula virtual reuniu alunos e alunas de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Rondônia. O Cozinha&Voz a distância começou esta semana e terá duração de quatro meses beneficiando 50 homens e mulheres trans. O projeto, no formato online, visa garantir a capacitação contínua e treinamentos essenciais, mesmo durante a pandemia.
A COVID-19 é uma doença grave e todas as pessoas que vivem com HIV devem tomar significativas medidas de prevenção para diminuir o risco de exposição e infecção pelo coronavírus. Pessoas idosas com HIV e pessoas com HIV com problemas cardíacos ou pulmonares podem estar sob maior risco de serem infectadas pelo vírus e de apresentarem sintomas mais graves.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no fim de 2019, havia cerca de 900 mil brasileiras(os) com o vírus HIV, de acordo com números apresentados por Ariadne. Dados recentes da pandemia e COVID-19 no Brasil mostram que mais 46 mil pessoas estão infectadas pelo vírus e as mortes ultrapassam 3,3 mil.
“Nesse momento da COVID-19, é importante falar que as pessoas com uma doença pré-existente, que não estão tomando a medicação retroviral, e que podem estar com uma imunidade mais baixa precisam evitar, ao máximo, sair de casa”, disse Ariadne.
Durante a aula virtual, os alunos e alunas esclareceram dúvidas sobre AIDS, sífilis, HPV, herpes genital e outras infecções sexualmente transmissíveis, desde sintomas até vacinas e tratamentos para cada uma das doenças.
“Dentre a população trans pairam sempre muitas dúvidas sobre saúde e, principalmente, sobre doenças infectocontagiosas. Além de Ariadne tirar muitas dessas dúvidas, a sua própria presença fez com os alunos e as alunas trans se sentissem pertencentes em seus lugares de fala. Foram ouvidas e abraçadas por uma mulher trans", disse a coordenadora-geral do Cozinha&Voz, a atriz e diretora Geovana Pires.
"A presença de Ariadne também as encoraja, elas se veem ali e sabem que podem ter também a oportunidade de ocupar um lugar de destaque na sociedade que sempre fecha as portas para eles e elas”, acrescentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços