Sanepar e UFPR levam prêmio sobre Reservatório do Rio Verde

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) foi a vencedora na categoria Conservação de Água do 27.º Prêmio Expressão de Ecologia 2020-2019, com um projeto de pesquisa sobre algas tóxicas no reservatório Rio Verde, que fica em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O anúncio do prêmio foi feito na terça-feira (21). Concorreram 164 projetos em 27 categorias.
O estudo feito pela Sanepar em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) resultou num plano de gestão e manejo da Bacia do Rio Verde, com ações de preservação do meio ambiente e de controle da qualidade da água que impactam na vida de mais de 38 mil famílias (142 mil pessoas) no entorno.
O projeto teve início em 2008 a partir de uma demanda da Petrobras, depois de um episódio de proliferação de algas no reservatório da empresa em 2005. A barragem do Rio Verde foi construída na década de 1970 pela Petrobras com o objetivo de garantir água para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). Desde o final de 2015, o reservatório também é utilizado pela Sanepar no abastecimento do município de Campo Largo.
Intitulado “Projeto interdisciplinar sobre Eutrofização de Águas no Reservatório do Rio Verde”, o estudo teve a participação de 85 pesquisadores e 33 instituições que abordaram aspectos relacionados à qualidade de água, à disponibilidade e demanda hídrica, características físicas da bacia. Além do plano de gestão da bacia, também foram publicados teses, trabalhos e livros científicos sobre o tema.
Com investimentos de R$ 1,036 milhão da Petrobras, o projeto teve o envolvimento de 117 voluntários, representantes dos Municípios e comunidades da bacia. O Prêmio Expressão de Ecologia é a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeito de Cruzeiro do Sul destaca importância das parcerias com o governo para o povo do município

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente