Governador em exercício Alberto Pinto Coelho aplaude espetáculo Ali(CE)ia

Espetáculo de encerramento das atividades do ano do Valores de Minas foi inspirado no livro Alice no País das Maravilhas
O governador em exercício Alberto Pinto Coelho assistiu na noite dessa quinta-feira (29) o espetáculo Ali(ce)ia, montado pelo Programa Valores de Minas. O trabalho inspirado no livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, sintetiza as experiências e o aprendizado de estudantes da rede pública, durante o ano, por meio de oficinas de dança, música, teatro, circo, literatura e artes plásticas.
“Encantamento, esta é a palavra que define a apresentação que assistimos nesta noite. Para a juventude, basta criar oportunidades que temos resposta imediata. Tenho certeza que todos esses jovens, além do enorme talento, mostraram t que são agentes de protagonismo. O Valores de Minas é mais que um programa é um portal de conhecimento e artes que trabalha a identidade dos jovens e a formação cidadã”.
O Programa Valores de Minas é uma iniciativa do Governo de Minas e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), criado em 2005. Visa oferecer a jovens oportunidades de crescimento por meio de oficinas artístico-culturais de teatro, circo, dança, música e artes plásticas. Recebe, a cada ano, cerca de 500 estudantes de 14 a 24 anos, de escolas da rede pública estadual.
Outro aspecto importante do programa é sua capacidade multiplicadora. Hoje, em diferentes comunidades, atuam jovens que multiplicam essa metodologia, contribuindo para consolidar uma nova visão sobre a importância das diversas linguagens artísticas para a formação integral dos jovens. Já formou mais de 4.500 pessoas, entre alunos e multiplicadores das experiências em escolas e comunidades.
“Nosso foco, no Valores de Minas, é o fortalecimento da identidade dos nossos jovens. Buscamos oferecer a eles oportunidades de conteúdo e crescimento para que, ao final do Programa, cada um volte à sua rotina mais seguro de sua capacidade  e talento e mais capazes de perceber efetivamente as alternativas reais e as diferenças de caminhos que a vida oferece”, avalia a presidente do Servas, Andrea Neves.
Arte e cidadania
Os selecionados frequentam a escola regular em um turno e, de terça a sexta-feira, o programa em outro. O currículo inclui aulas de História da Arte, Literatura, Ética e Cidadania, além de oficinas e oportunidades de participar de atividades e eventos artísticos externos. Eles recebem uniformes, mochilas, vale-transporte, lanches e refeições para as atividades ao longo do ano, que culminam com a apresentação de um espetáculo multicultural.
Ali(CE)ia
A direção do espetáculo é de Samira Ávila e Simone Sales e reúne cerca de 600 jovens, envolvidos em todo o processo de produção, desde a definição do tema, trilha sonora, criação de figurinos e adereços. A expectativa é de ser visto por mais de 6 mil pessoas, a exemplo de anos anteriores.
“Os espetáculos mostram o poder mágico que o acolhimento, a confiança e afeto podem ter quando deixam de ser palavras para se transformarem em comprometimento”, explica Samira que ressalta ainda que, “os jovens, imediatamente, se identificaram com esta menina, indagadora e curiosa, ávida por conhecer... Que mergulha dentro de si, confronta seus vários eus, e vai se descobrindo, entendendo, ou melhor, desentendendo as visões de mundo endurecidas pela vida moderna e suas estranhezas”.
Serviço:
Espetáculo: “Ali(ce)ia”
Apresentações: 30/11, 01/12 e 02/12, às 19h30.
No dia 2 de dezembro haverá uma seção extra às 15h30
Local – Plug Minas – Núcleo Valores de Minas, à Rua Santo Agostinho, 1.441, no Bairro Horto.
 Ingressos: um quilo de alimento não perecível, e podem ser retirados na portaria do Plug Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade