Udesc inicia intercâmbio com Universidade Autônoma de Barcelona
Florianópolis,


Nesta semana, entrou em vigor o convênio de cinco anos de duração celebrado entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), da Espanha, para facilitar o intercâmbio de estudantes das duas instituições.

O secretário de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc, Jovane Medina, diz que o acordo envolverá inicialmente os alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade e a Faculdade de Administração e Economia da instituição espanhola. “Nós estamos em discussão para ampliar esse convênio e incluir outros centros de ambas as universidades”, destaca.

De acordo com o secretário, o interesse inicial pelo acordo partiu da Faculdade de Administração e Economia, que iniciou contatos com a Udesc no ano passado. “Nós conversamos com a Esag, que colocou uma coordenadora acadêmica à disposição”, conta.

Os estudantes podem fazer intercâmbio na UAB por seis meses a um ano, sem cobrança de qualquer taxa acadêmica. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII) e a Direção de Ensino da Esag.
Convênios na Espanha

Além da UAB, a Udesc tem atualmente acordos com mais dez universidades da Espanha, o que possibilitou a ida de 17 acadêmicos da instituição catarinense ao país europeu neste ano. Por outro lado, 15 estudantes espanhóis foram recebidos no mesmo período.

“O mundo está com os olhos no Brasil, que tem a economia fortificada e universidades em processo de internacionalização. Nesse sentido, as instituições de ensino superior da Espanha estão se empenhando para estreitar os laços acadêmicos e culturais com o nosso país”, explica Medina.

Os números de 2012 mostram que 115 alunos da Udesc estiveram em mobilidade no exterior e 85 estudantes estrangeiros vieram para a universidade por meio de convênios de intercâmbio. Os principais destinos dos acadêmicos da instituição catarinense são a própria Espanha, a França e a Alemanha.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços