Ministro comemora aumento do PIB agropecuário no terceiro trimestre 
 Aumento de 3,6% entre julho e setembro é o maior desde 1995. De acordo com Mendes Ribeiro Filho, perspectivas para 2013 são ainda melhores 
 
 Brasília  - O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% no terceiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2011. Entre os setores, o destaque foi a agricultura, com alta de 3,6%, seguido pelo setor de serviços (+1,4%). Os resultados do PIB da Agropecuária neste terceiro trimestre são os melhores em uma série histórica desde 1995. Divulgado nesta sexta-feira, 30 de novembro, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE), o resultado agropecuário no PIB foi comemorado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho.
“Novamente o agronegócio mostra sua força na economia nacional. E os percentuais de crescimento devem ser ainda maiores no próximo ano, a partir das previsões de safra de grãos recorde e aumento das exportações do setor”, afirmou o ministro.
A previsão para 2013 é que a safra de grãos possa atingir até 181,5 milhões de toneladas, de acordo com levantamento apresentado em novembro deste ano pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além de parte da produção destinada às vendas ao comércio exterior, outro segmento que pode crescer é o de carnes, com possibilidade de elevar os embarques para destinos importantes como Japão e Rússia.
Os principais destaques do setor entre julho e setembro de 2012 foram o café e o milho, com crescimento de produção (14,5% e 27,1%, respectivamente) e de produtividade.
Em relação ao segundo trimestre de 2012, o PIB do terceiro trimestre cresceu 0,6%. Novamente o desempenho agropecuário foi o melhor, com elevação de 2,5%, sendo a indústria o segundo melhor resultado, com alta de 1,1%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços