Atletas de SC são convocados para disputar competição mundial na Austrália
Cuiabá - MT,


Três atletas e um técnico catarinense foram convocados quinta-feira (29) à noite para disputar o 6º Festival Olímpico da Juventude, em Sydney, na Austrália, em janeiro de 2013. A lista de atletas e técnicos das Olimpíadas Escolares – 15 a 17 anos que representarão o país na competição foi divulgada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Participarão da competição 10 atletas do judô, sendo cinco no masculino e cinco no feminino, além de 24 no atletismo - 12 mulheres e 12 homens. Serão selecionados ainda 18 representantes da natação, também divididos em nove para cada gênero. Os atletas, todos com até 17 anos, foram selecionados por membros das comissões técnicas das categorias de base das Confederações Brasileiras de Atletismo e Judô.
Os catarinenses convocados pelo COB são o técnico Alceu Boska Cavalett, de Joinville; e os atletas Jean Carlos Barbosa, da escola Pedro I, de Blumenau; Letícia Oro Melo, da escola Professora Ana Maria Harg, de Joinville; e Amanda Scherer, da escola Adolpho Konder, de Blumenau. “Este é o reconhecimento do trabalho feito no esporte catarinense”, comemorou Ademar Silva, integrante da gerência de Esportes de Base e Inclusão e chefe da delegação de Santa Catarina nas Olimpíadas escolares 15-17 anos, que ocorrem até o dia 8 de dezembro, em Cuiabá (MT). “A convocação destes jovens atletas mostra a renovação do atletismo de Santa Catarina e demonstra que depois da Tamiris (de Liz) vem muito atleta bom por aí”, destacou o técnico Alceu Cavalett, referindo-se ao fato de Tamiris, 11 medalhas de ouro nas Olimpíadas Escolares - ter encerrado seu ciclo na competição.
Será a primeira participação do Brasil no Festival Olímpico da Juventude, que ocorrerá de 16 a 20 de janeiro nas mesmas instalações que receberam os Jogos Olímpicos Sydney 2000. A competição reunirá cerca de 30 países em 17 esportes, e é um dos maiores eventos esportivos para jovens do mundo, além de servir como preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014.
A joinvilense Letícia Oro, 15 anos disputará o salto em distância em Sydney, após ficar com o bronze nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012. Para a catarinense, a ida para o Festival merecerá uma atenção especial, que trará alguns sacrifícios. A preparação já começou ainda mesmo na pista da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), após ter recebido a informação de que iria para a competição.
"Fiquei muito feliz com a oportunidade e darei tudo de mim para representar bem o meu país na Austrália. Vou abrir mão das minhas férias para poder me preparar melhor para a competição. Pretendo também conversar com a Tamiris de Liz, que treina comigo e já competiu no salto em distância, para pegar algumas dicas, principalmente na corrida. Quero fazer bonito lá", declarou a atleta. Os outros dois catarinenses convocados são de Blumenau: Jean Carlos Barbosa, 16 anos, ganhou a medalha de bronze no salto em distância e Amanda Scherer, 15 anos, foi bronze no arremesso de peso.
“A classificação para o Festival Olímpico da Juventude da Austrália foi uma grande motivação para os atletas que competiram nas Olimpíadas Escolares. As confederações observaram e convocaram talentosos atletas da nova geração do esporte brasileiro. Sem dúvida, será uma experiência bastante importante para o desenvolvimento esportivo destes jovens”, comentou Edgar Hubner, gerente geral de juventude e infraestrutura do COB e diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Santa Catarina está representada nas Olimpíadas Escolares por 162 atletas de 31 cidades e 71 escolas estaduais, municipais e particulares. Os catarinenses disputam as modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de quadra e de praia e xadrez, todos no masculino e no feminino, além da ginástica rítmica feminina.  No ano passado, na competição realizada em Curitiba, Santa Catarina conquistou 46 medalhas ( 14 de ouro, 14 de prata e 18 de bronze), além de quatro troféus de primeiro lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços