Fundação Clóvis Salgado promove último recital e formatura dos alunos de música do Cefar

Recital e formatura acontecem nos próximos dias 4 e 6 de dezembro, respectivamente. Entrada gratuita.

Nos próximos dias 4 e 6 de dezembro, o Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) realizará, respectivamente, o último recital de alunos do Curso de Música no ano de 2012 e o FormAção - Recital de Formatura dos músicos Rosana Guedes e Gabriel Peck. O recital acontece às 19h e a formatura às 20h. Ambos serão realizados na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, gratuitamente.

No recital do dia 4 de dezembro serão apresentadas 16 composições, em que alunos de diferentes turmas e professores se unem para interpretar autores como Antonín Dvořák, Antonio Vivaldi e Villa Lobos. O espetáculo tem 1h15 de duração.

Os alunos da disciplina de Rítmica do Cefar abrem a apresentação e interpretam obra de Larry Spivach com percussão corporal e saquinhos de papel. Instrumentos até então inéditos nos recitais serão utilizados como, por exemplo, a trompa, na execução de “Romance Op. 36”, de Camille Saint Saens.

Composições originalmente escritas para outros instrumentos recebem, ainda, nova roupagem no recital. “Allemande”, de Samuel Scheidt, “Opus 31”, de Fernando Sor e “Estudo n° 01”, de Villa Lobos, serão executados em violões.

“Os recitais contribuem para que os alunos se formem com a capacidade técnica, artística e emocional em executar um repertório completo com qualidade, em espaço adequado para audição acústica, e para os mais diversos públicos”, afirma Jacyara Araújo, coordenadora do curso de música do Cefar.

MÚSICOS FORMANDOS
Dois músicos se formam no Curso de Música do Cefar, no dia 6 de dezembro. São eles: Rosana Guedes, em Oboé, e Gabriel Peck, em Canto Erudito.

Rosana irá interpretar obras de Beethoven e Camille Saint-Saenz. Gabriel Peck, por sua vez, apresenta obras de Robert Shumann, Franz Shubert, Claude Debussy, Henri Duparc e Gabriel Fauré. No encerramento, os dois músicos se unem e interpretam a cantata “Ich Habe Genug”, de Johann Sebastian Bach, conhecida como “Eu Tenho o Bastante”.

“Esses alunos cumpriram uma pequena, mas importante etapa em sua trajetória na formação do Músico Intérprete. Chamamos de 1º degrau, com o desenvolvimento de habilidades e orientação efetivada por uma equipe de músicos professores altamente qualificados. Depois de 4 anos de estudos, Gabriel e Rosana iniciam uma 2ª etapa, afirmando a continuidade dos estudos e o aprimoramento como Músicos Intérpretes”, complementa Jacyara Araújo. 

Sobre o Centro de Formação Artística (Cefar)
Sediado no Palácio das Artes, o Cefar é constituído por escolas de dança, teatro e música, sendo referência em Minas Gerais no desenvolvimento artístico de jovens talentos e profissionais. Além dos cursos regulares, oferece oficinas e cursos livres destinados à capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e atualização de profissionais da arte e da cultura.
 
Desenvolve, ainda, projetos como a Big Band Palácio das Artes, o Grupo de Choro Palácio das Artes, o Ballet Jovem Palácio das Artes, o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes, que possuem uma agenda permanente de apresentação ao público.
 
*Confira a programação de ambos os eventos no arquivo em anexo.
 
Serviço:  
Recital dos Alunos de Música do Cefar  
Data: 04/12 – quarta-feira | Horário: 19h
Local: Sala Juvenal Dias
(Av. Afonso Pena, 1.537 – piso inferior)
Duração: 1h15
Classificação etária: Livre
Entrada Gratuita

Serviço: FormAção – Recital de Formatura dos Alunos de Música do Cefar   
Data: 06/12 – sexta-feira | Horário: 20h
Local: Sala Juvenal Dias
(Av. Afonso Pena, 1.537 – piso inferior)
Duração: 1h15
Classificação etária: Livre
Entrada Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços