Plano Nacional da Cultura Exportadora é apresentado no Acre

Empresários participam de oficina sobre as ferramentas eletrônicas de exportação (Foto: Assessoria Sedens)
Empresários participam de oficina sobre as ferramentas eletrônicas de exportação (Foto: Assessoria Sedens)
Mais de 30 empresários participam em Rio Branco de uma oficina sobre ferramentas eletrônicas para exportação. O encontro é oferecido pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).
A oficina será realizada durante todo o dia, no auditório de medicina da Ufac. Além de examinar as novas ferramentas eletrônicas de exportação, o encontro servirá também para que sejam intensificados os debates sobre a cultura exportadora, produtos acreanos que podem se tornar competitivos no mercado internacional e em quais mercados os produtos do Acre podem ganhar espaço.
A avaliação do diretor de Comércio da Sedens, Jair Santos, é de que o Acre possui todas as condições para se tornar um Estado exportador. “Com a conclusão da Transoceânica, o Acre se tornou, logisticamente, um lugar estratégico para quem deseja exportar. Estamos muito mais próximos dos portos do Pacífico do que o Sul e o Sudeste do Brasil. Temos ao lado milhões de peruanos, bolivianos e chilenos, que têm todo o interesse em manter acordos comerciais com o nosso Estado”, declarou.
Outro fator que torna o Acre propício para se tornar um Estado exportador é a Zona de Processamento de Exportação, a ZPE, a primeira a ser alfandegada no Brasil, e por ser uma área de livre comércio com o exterior, é outro atrativo para os exportadores.
Participam do encontro empresários do setor madeireiro, extrativista, alimentício, comércio e transportes. Todos manifestaram interesse na exportação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços