Evento celebra o Mês da Consciência Negra na UEL
Serão realizados lançamentos de livros, uma conferência sobre a Lei 10.639/03, e também a premiação do concurso “Saberes da diversidade” |
O evento também conta com uma conferência sobre a Lei 10.639/03, que será ministrada pela doutora Maria Aparecida Bento, especialista em relações raciais, educação, mercado de trabalho e diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert-SP). Os interessados em participar podem fazer a inscrição antes do evento.
O Prêmio Saberes da diversidade teve 30 inscrições que concorreram em duas categorias, a individual e escola. De acordo com a gestora municipal de Promoção de Igualdade Racial, Fátima Beraldo, a importância da instituição da premiação é buscar dar visibilidade e difundir as iniciativas que tratam da implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas.
Para Fátima Beraldo, o número de participantes do concurso “Nossos saberes, nossos conhecimentos”, demonstra o comprometimento de estabelecimentos de ensino com a legislação. “Embora sejam muitas as dificuldades e os empecilhos encontrados para efetivação da legislação na educação, há muitas escolas, grupos e mesmo pessoas fortemente empenhadas em promover a igualdade racial no ambiente educacional. Essas iniciativas merecem todo o nosso reconhecimento.”
Fátima explicou os critérios técnicos da escolha dos vencedores. “Respeitamos tudo que estava estabelecido no regulamento, escolhemos projetos que promoveram o enfretamento e combate ao racismo no ambiente escolar, que colaboraram para aumentar a auto-estima da criança negra e que tinham ineditismo.”
Comentários
Postar um comentário