2º Congresso Nacional de Samba ocupa Museu da República no Rio de Janeiro
  Nos dias 1º e 2 de dezembro, passistas, ritmistas e foliões abrem alas e pedem passagem no Museu da República/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ). É o 2º Congresso Nacional do Samba, evento que promete reunir personalidades do carnaval e da cultura negra e popular.
Congresso se propõe também a revisar a Carta do Samba (1962)
Os participantes estarão reunidos em mesas redondas que têm como um dos objetivos a revisão e atualização da Carta do Samba, formulada em 1962, há 50 anos portanto, durante o primeiro congresso – que instituiu ainda o dia 2 de dezembro como Dia Nacional do Samba.
A abertura, no dia 30 de novembro, será na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em sessão solene na qual serão homenageados o escritor Haroldo Costa, o pesquisador musical José Ramos Tinhorão e o jornalista Sérgio Cabral, os únicos representantes ainda vivos remanescentes do primeiro encontro.
Neste segundo encontro nacional, a intenção dos participantes é ainda refletir sobre a diversidade do samba e do carnaval e a expressão de ambos como patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro.
Programação
Serão debatidas também durante o primeiro dia questões relacionadas aos direitos autorais de músicos e compositores. Haverá roda de samba no mesmo dia, a partir das 21h, no Cais do Valongo (Rua Barão de Tefé -Saúde).
No dia 2, acontece a conferência sobre samba e territorialidade, com início previsto para as 10h. Antes, às 7h, tem ritual de lavagem da Pedra do Sal, seguida de visita guiada pelo circuito da herança africana, das 10 às 18 horas, na Rua São Francisco da Prainha – também no bairro da Saúde.
Em seguida, nova roda de samba no mesmo local, com direito a feira de gastronomia e artesanato, fechando as atividades com uma feijoada e shows de sambistas e ritmistas no Largo São Francisco da Prainha, a partir das 15 horas. Saiba mais sobre o Museu da República.
Texto: Divulgação Museu da República
Edição: Ascom/Ibram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade