Rede coletora de esgoto chega a 7.500 famílias de Apucarana

Com investimentos de R$ 12 milhões, obras elevam atendimento na cidade para 58% da população

Nesta sexta-feira (28), moradores de 43 bairros de Apucarana vão começar a receber visitas dos agentes ambientais para assinar o contrato de adesão ao serviço de esgotamento sanitário da Sanepar. Cerca de 7.500 famílias terão seus imóveis liberados para a ligação à rede coletora de esgoto, concluída neste mês. A previsão é que em 60 dias todos os imóveis sejam visitados.

Para a construção de 128,1 Km de rede e da Estação Elevatória de Esgoto Raposa, foram investidos mais de R$ 12 milhões, liberados pela Caixa Econômica. Com essas obras, o índice de atendimento passa para 58% da população urbana do município.

“Essas obras trazem um grande benefício à qualidade de vida dos moradores, o que significa mais saúde e melhoria ao meio ambiente”, ressalta o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Nelson Mardegan. As obras beneficiam localidades na Bacia do Rio Tibagi. O esgoto coletado nesses bairros será bombeado pela Estação Elevatória Raposa até a Estação de Tratamento de Esgoto Biguaçu.

Com investimentos de R$ 8,45 milhões, a Sanepar está executando mais 45 Km de rede e irá construir três estações elevatórias de esgoto na Bacia do Rio Pirapó, atendendo mais 2.300 imóveis. A obra teve início em março de 2011 com prazo de conclusão para setembro de 2012. “Estamos em fase de elaboração de projetos para mais 150 Km de rede. Até 2014, Apucarana terá 85% de índice de esgotamento sanitário”, afirma o gerente.

Visitas de adesão - Os agentes ambientais contratados pelas empreiteiras que executaram as obras foram treinados nesta semana pela Unidade de Serviço de Educação Ambiental e pela área comercial da Sanepar de Apucarana. Eles estarão identificados com crachá a serviço da Sanepar. É importante ressaltar que não é feita cobrança em dinheiro dos moradores nessas visitas. O custo da ligação – de R$ 20,00 – será debitado na conta de água do morador, parcelado em até seis vezes ou em até 12 vezes para quem está cadastrado no Programa Tarifa Social.

Quando assinar o contrato, o morador receberá orientação para que a ligação à rede coletora seja feita de forma adequada, com encanadores capacitados. No prazo de 60 dias após a adesão, técnicos da Sanepar irão vistoriar os imóveis para verificar se a ligação à rede coletora de esgoto foi feita de forma regular. “É importante contratar um encanador capacitado para que o serviço seja feito corretamente”, diz o gestor ambiental da Sanepar Edson Denobi. A orientação é que as águas usadas do banheiro, da cozinha, do tanque e máquinas de lavar roupa e louça sejam ligadas na rede coletora de esgoto da Sanepar. Já as águas de chuva devem ser lançadas nas galerias pluviais.

Bairros atendidos
Bacia do Tibagi: Núcleo Shangri-lá, Núcleo Bandeirantes, Núcleo Popular, Vila Nova e Vila Nova 2, Vila Guarujá, Núcleo Habitacional Tancredo Neves, Núcleo Habitacional João Goulart, Jardim Monções, Jardim Trabalhista, Loteamento Central, Núcleo Habitacional Jardim Amizade, Vila Residencial Malibu, Vila São Miguel, Vila Cinco Irmãos, Vila do Colégio, Vilas Santo Antonio, Santa Catarina, Minas Gerais, Governador Lupion, Vila Real, São Luiz, Jardins Apucarana, do Sol, Santa Bárbara, Núcleo Habitacional Vale Verde, Loteamento Nortes do Paraná, Jardim América, Vila Nova América, Vila Adriane, Núcleo Habitacional Marcos Freire, Núcleo Habitacional Dom Romeu Albert, Jardins Diamantina, Ponta Grossa, Monte Castelo, Vila Urizzi e Vila Feliz.
Microbacia do Córrego Ouro Fino (Bacia do Tibagi): Jardim Ponta Grossa. Vila Salete, Loteamento José Mercadante, Vila Kaori Nakayama, Núcleo Habitacional Dom Romeu Albert e Loteamento Djalma Mendes de Oliveira.

As dúvidas dos clientes poderão ser sanadas pelo fone 115 ou no atendimento ao público, na Rua Cel. Luiz José dos Santos, 165, centro, Apucarana.

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