Mais 231 alunos recebem certificado de conclusão do curso do Proerd
52 escolas participaram do Proerd 2011

Duzentas e trinta e uma crianças de escolas municipais, receberam hoje (27), os certificados de conclusão do curso do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) 2011. No total, 52 escolas participaram da ação, totalizando mais de 2 mil alunos. O curso é uma parceria entre Prefeitura de Cascavel e Polícia Militar.

O prefeito Edgar Bueno falou sobre a importância do programa para os alunos. “O mundo das drogas destrói o destino de qualquer cidadão, destrói as famílias. Nós temos a missão de preparar nossos alunos quanto aos riscos do uso de drogas, eles têm de conhecer sobre isso. E nada melhor que esse programa para mostrar a realidade, para instruir nossas crianças.”, frisou.

De acordo com o capitão Jakson Aquiles Busnello, o treinamento é aplicado uma vez por semana. “São 10 lições de combate às drogas e à violência. As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole. Temos grande participação dos alunos, o programa é um sucesso”, ressaltou.

O curso é ministrado por policiais militares. A Secretaria de Educação forneceu todo o material didático. “Essa parceria entre Município de Cascavel e Polícia Militar tem contribuído muito para tirar as crianças do mundo das drogas, por meio de um trabalho de prevenção”, comentou o secretário de Educação, Valdecir Nath.


O Projeto

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) é versão brasileira do Programa Norte Americano DARE, que surgiu na cidade de Los Angeles, no ano de 1983. No Brasil, o programa com o currículo de 5º ano foi implantado em 1992, no estado do Rio de Janeiro. No Paraná, as primeiras turmas iniciaram as atividades no ano de 2000 e, em Cascavel as atividades começaram no ano de 2001.

O programa é preventivo e estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural – a escola – com auxílio de policiais fardados e professores. Também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar, permitindo às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade