Museu encaminha obra de arte para escola de Realengo


Obra de arte em mosaico de arroz “Tsuru” foi confeccionada por artistas plásticos londrinense
O Museu de Arte de Londrina encaminha à comunidade de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, a doação de uma obra de arte em mosaico de arroz “Tsuru”. A obra foi produzida pelos artistas plásticos Yasuharu Ueda e Hideiko Goto. O objetivo é homenageá-los com desejo de paz e prosperidade, após o período de luto vivido devido à tragédia ocorrida, em abril deste ano, que vitimou várias crianças de Realengo.

A doação é espontânea e a obra de arte foi trabalhada minuciosamente pelos artistas, a título de solidariedade e esperança de uma sociedade humanizada pelo exercício das artes. De acordo com o artista Yasuharu Ueda, a obra foi enviada de presente para mostrar os sentimentos dos artistas.

Ele explicou que a gravura expressa, segundo a mitologia japonesa, fidelidade e paz, é usada muito em casamentos. “Queríamos fazer algo diferente, mais humano, para tentar amenizar o sofrimento deles”, pontuou.

O quadro foi enviado à Escola Municipal Tasso da Silveira. “Há vozes que dizem que nada adianta o manifesto de uma pessoa, mas estou convicto de que, para chegar ao número 1.000, teremos que conhecer, antes de mais nada, o número um”, destacou o artista, que é um dos pioneiros do Norte do Paraná.

“Desejamos que, com a obra de arte em mosaico de arroz ‘Tsuru’ cujo significado (fidelidade e paz), virtudes que hoje estão desaparecendo, em nossa sociedade, possamos contribuir no processo educativo das crianças dessa comunidade”, finalizou Ueda, em nome da artista Hideiko Goto, que também contribuiu com a criação do quadro.

A diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, explicou que, por ser o Museu, uma instituição ligada às artes, os artistas o procuraram, falando que gostariam de mandar este trabalho. “O Museu se encarregou, então, da burocracia institucional. Fizemos todo o trâmite burocrático, no sentido de fazer a obra chegar à escola”, informou a diretora.

Sandra relatou que o Museu é fomentador das artes e o órgão que valoriza a produção artística local. “Além disso, a ação dos artistas é muito bem vinda. Sentimos a sensibilidade deles, para que a obra ficasse registrada na escola, com o objetivo de levar paz e harmonia ao local”, destacou.

“A arte tem função educativa e social. E os artistas buscam, assim, contribuir com a humanização dessas crianças, através das artes”, completou Sandra Jóia.

No dia 7 de abril, o atirador Wellington Menezes, ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, matou 12 crianças e feriu mais de dez estudantes da escola, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços