Altos e doces sopros no Palácio da Música

Neste domingo (30), o oboísta José Ronaldo, mais conhecido como Branco, leva seu repertório ao palco do Palácio da Música, com entrada franca. Todos estão convidados a ouvir o instrumento que é considerado um dos que possui técnica mais difícil, pois requer tanto a respiração diafragmática, como controle apurado do volume de ar expirado para produzir a nota com a pressão necessária.

O projeto Música Depois da Missa é realizado todos os domingos e traz as mais variadas atrações do erudito ao popular para apresentações no Palácio da Música. A ideia é que, ao término das missas matinais de domingo, as pessoas tenham um espaço público gratuito para se entreter com boa música durante uma hora.

O teresinense José Ronaldo, ou Branco, é graduando em Artes pela Universidade Federal do Piauí, e iniciou seus estudos em música como clarinetista. Técnico em Música pelo IFPI, é professor de Musicografia Braille e oboé na Escola de Música de Teresina. Tem como atual professor, o oboísta da Orquestra Nacional de Brasília, José Medeiros. Já participou de festivais como o Festival Internacional de Brasília, 1º Festival de Música da Universidade do Piauí, 1º Festival de Música de Teresina, Festival Eliazar de Carvalho, entre outros. É fundador do Quinteto Piauhy, Quinteto Cajuína e Duo Piaguí, além de integrar também, a Orquestra de Câmara da UFPI e a Orquestra Sinfônica de Teresina.

Os oboés foram incorporados à orquestra em meados do século XVII, quando obteve grande popularidade entre compositores como Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Alessandro Marcello, Georg Friedrich Händel, Wolfgang Amadeus Mozart, Robert Schumann, Richard Strauss. Alguns compositores se dedicaram à composição de concertos para oboé e orquestra e para oboé e cordas, como Tomaso Albinoni, Mozart e Vivaldi.


Evento: Música Depois da Missa

Data: 30/10/11

Horário: 11h

Local: Palácio da Música

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços