Prefeito repõe 37,17% no salário de aposentados e pensionistas


Na luta pela prevenção da dengue, agentes começam neste sábado, a realizar visitas de rotina nos imóveis que ficam fechadas durante a semana.
Durante entrevista coletiva hoje (27), o prefeito Barbosa Neto assinou o projeto de lei que, posteriormente, será encaminhado à Câmara, para zerar perdas salariais de servidores municipais aposentados e pensionistas, referentes ao período de fevereiro de 2000 a janeiro de 2009. O índice do reajuste é de 37,17%, do qual, serão reduzidas as antecipações salariais já promovidas pela administração atual.

O projeto vai beneficiar 2.474 servidores, sendo 1.992 aposentados e 482 pensionistas, a partir do dia 1º de dezembro. A ação dá continuidade à valorização do servidor público, ampliada na gestão do prefeito Barbosa Neto, que mantém a proposta de zerar as perdas salariais deixadas por administrações anteriores.

No seu discurso, o prefeito Barbosa Neto valorizou a posição dos aposentados e pensionistas. “Eles não foram reconhecidos como deveriam ser. É uma ação de justiça, correção e, acima de tudo, de respeito àqueles que deram os melhores anos de suas vidas por esta cidade. Eu tenho certeza que muitos vão ter a sua honra resgatada e a alma lavada com este anúncio.”

Com o aumento salarial dos aposentados e pensionistas, o acréscimo na folha de pagamentos da CAAPSML será de R$ 1 milhão e 300 mil por mês. Os recursos para os pagamentos vêm da própria Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina. O fundo de previdência apresenta superávit, o que possibilitou que as perdas salariais sejam zeradas.

“Estamos respeitando todas as determinações da Seguridade Social, não impactando o limite de 54%, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Depois de muitos cálculos e muitas consultas, foi possível chegar a essa conquista histórica que, mais uma vez, reafirma a posição de Londrina”, explicou o prefeito.

O secretário municipal do Planejamento, Edson de Souza, afirmou que a medida cria outro rótulo para Barbosa Neto. “É mais uma ação que solidifica o título de prefeito amigo do servidor. No entanto, além de amigo do servidor, hoje, ele passa a ser reconhecido como o prefeito amigo do aposentado e pensionista do município de Londrina”, afirmou.

O presidente da CAAPSML, Dênio Ballarotti, ressaltou a proximidade da atual administração com servidores, aposentados e pensionistas. “A relação é diferente. Quem está à frente recebe, ouve e, principalmente, atende as devidas necessidades do servidor ativo ou inativo. Isso é característico do prefeito Barbosa Neto e quem ganha é a cidade”, ressaltou.

Servidores

O aumento para os aposentados segue as ações implantadas na atual administração, que objetivam a valorização do servidor público municipal, partindo do reconhecimento, por parte do prefeito, do índice de 37,17% de defasagem salarial acumulada de fevereiro de 2000 a janeiro de 2009.

Entre as ações já realizadas, há a reposição salarial de mais 10% para agentes, auxiliares técnicos de gestão pública, o que beneficiou 2.692 trabalhadores ativos. Com o índice, há servidores que atingiram aproximadamente 30% de reposição.

Para os professores, foi criada a Gratificação pelo Exercício do Magistério e foi dado um aumento de 10%, além dos 3,50%. Os valores significam, para alguns, aumento de 47%.

Com o objetivo de tratar os servidores com nível superior de forma isonômica, a administração determinou que todos os profissionais passassem a receber 70% de Adicional de Responsabilidade Técnica. Antes, dos cerca de 700 servidores contemplados, a ART variava entre 25% ou 70% e havia, ainda, servidores que não recebiam nada.

Para a área da saúde, foram incorporados ao salário, os 25% de ART e concedidos mais 25% de reajuste. Uma lei do executivo permite, a partir de agora, que os profissionais do Programa Saúde da Família, na área de odontologia, possam optar por jornada de 40 horas.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade