Professores discutem como colocar em prática a Base Nacional Comum Curricular

A primeira etapa da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) 2019 da rede municipal de ensino acontece nesta quarta (13/2) e quinta-feira (14/2), nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba, abordando um dos principais desafios do ano letivo: como colocar em prática a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A BNCC estabelece um conjunto de direitos e objetivos de aprendizagem comuns aos estudantes de todo o país. Os 17 mil profissionais da rede municipal vão se reunir para refletir sobre como adequar ao cotidiano das unidades escolares o documento curricular que é mandatário e descreve conteúdos e habilidades a serem desenvolvidas por crianças e estudantes, ano a ano.
As discussões acontecem nas unidades onde os profissionais trabalham, exceto para o grupo da educação especial, que, pela primeira vez, tem uma formação pedagógica exclusiva e construída para as demandas do segmento. Os 600 profissionais da educação especial iniciaram as discussões nesta terça-feira (12/2), com encontros na sede da Secretaria Municipal da Educação e no Centro de Desenvolvimento Profissional da Escola Municipal Professor Brandão.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a relevância da SEP servir de espaço para reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular a partir da trajetória da rede municipal de ensino.
“Nossa vocação como cidade educadora, luz dos pinhais, é ampliar o conhecimento de mundo de maneira sustentável”, destaca Maria Sílvia. “O princípio sempre é a igualdade de acesso, é a garantia de direitos e deveres, é a boa convivência consigo e com os pares, é o conhecimento que se produz local e globalmente, tendo como desafio constante a inovação”, orientou a secretária.
Mostra de educação
Os dois dias de encontros dos profissionais da educação são as primeiras oito horas, de um total de 20, que compõe Semana de Estudos Pedagógicos, um dos principais momentos de formação continuada dos profissionais da área.
A formação é dividida em diferentes momentos ao longo do ano, com discussões organizadas pelos pedagogos e diretores das unidades e da Secretaria Municipal da Educação, e na Expo Educação.
A SEP integra o programa Veredas Formativas, que oferece mais de 40 mil vagas para a formação dos profissionais do ensino municipal. As discussões seguem orientações dos Cadernos da SEP, produzidos pelas equipes da Secretaria Municipal da Educação.
As discussões pedagógicas também acontecerão de forma virtual nas Salas de Aula Google, para ampliar a troca de conhecimentos entre os professionais da área. As discussões virtuais serão orientadas pelas equipes dos departamentos de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Ensino Fundamental, Educação Infantil e Coordenadoria de Projetos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus