Museus oferecem conhecimento sobre a área da saúde em São Paulo

A cidade de São Paulo é conhecida por sediar museus artísticos importantes como o MASP e a Pinacoteca, mas outras áreas de conhecimento também possuem espaços dedicados a quem tem interesse em aprender. É o caso dos museus da saúde, que abrangem diversos temas como microbiologia, história da medicina e zoologia.
O Museu Biológico, localizado em um edifício histórico do Instituto Butantan, abriga uma coleção zoológica viva e permanente: serpentes, aranhas e escorpiões podem ser vistos em recintos que recriam seu ambiente (biodioramas). Além disso, outros animais, como lagartos, peixes e insetos, também fazem parte da exposição.
O Museu de Microbiologia faz parte do complexo científico e cultural do Instituto Butantan. O espaço abriga uma exposição de longa duração em que os visitantes realizam uma viagem interativa pelo mundo invisível dos microrganismos. O objetivo é estimular a curiosidade e cultura científica para o público em geral, além de divulgar as atividades desenvolvidas pelo Instituto.
História
Criado em 1981, o Museu Histórico foi instalado na cocheira adaptada para abrigar o laboratório onde o médico imunologista Vital Brazil desenvolveu e entregou às autoridades sanitárias as primeiras ampolas de soros antipestosos. A exposição, com cerca de 280 m², apresenta parte do piso e parede originais, e objetos dos laboratórios de pesquisa e da produção do Instituto Butantan.
Outro espaço especializado em história é o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. Instalado em um edifício construído em 1893 e reconhecido como patrimônio cultural de São Paulo, o local abrigou o antigo Desinfectório Central, um dos primeiros equipamentos de saúde pública, cuja presença física estimula a curiosidade sobre o desenvolvimento das ciências biomédicas e das políticas públicas na área da saúde.
Por sua vez, o Museu Histórico “Professor Carlos da Silva Lacaz” tem o objetivo de realizar ações voltadas para a preservação, a investigação e comunicação de seus bens patrimoniais ligados à institucionalização da medicina e das práticas de saúde no Brasil e em São Paulo.
Para isso, o espaço preserva incluindo a coleta, a aquisição, o acondicionamento e conservação desses bens e os divulga por meio de exposições, publicações, projetos educativos e culturais.
Informações sobre ingressos e endereços dos museus podem ser obtidos no portal da Secretaria de Estado da Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança