Agenda Juventude 4.0 é pauta em reunião com presidente da ABDI

Na tarde desta terça-feira (05/02), a secretária nacional de Juventude Jayana da Silva e o gerente de projetos, Marcus Barão, se reuniram com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Guto Ferreira. A reunião, que aconteceu na descontraída sede da agência, teve como objetivo a apresentação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), seus novos projetos e novas reformulações, sempre visando o crescimento social e econômico dos jovens de 15 a 29 anos.
Muito foi falado na Indústria 4.0, ou a 4ª Revolução Industrial. Ela é caracterizada por ter um impacto mais profundo e exponencial, e pode ser definida por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.
O fundamento básico da Indústria 4.0 define que conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor que podem controlar os módulos da produção de forma autônoma. Ou seja, as fábricas inteligentes terão a capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção. O programa Industria 4.0 da ABDI é o “o primeiro passo na jornada para o futuro do setor produtivo. Os desafios são grandes mas as oportunidades são inúmeras”, disse Guto.
Nesta mesma linha, a secretária apresentou o projeto de reformulação do Estação Juventude, que hoje tem como diretriz a Indústria 4.0. O programa amplia o acesso de jovens a políticas, programas e ações, e, em sua versão 4.0, seu principal desafio passa a ser a contribuição para o desenvolvimento das capacitações requisitadas no mundo atual.
A atualização do programa leva em consideração os desafios e oportunidades da 4ª Revolução Industrial através da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade dos jovens. Este é um dos primeiros passos da Agenda Juventude 4.0.
A secretária afirmou que “o foco de todos os nossos programas é levar para a juventude dos territórios vulneráveis o acesso às competências do século XXI”. Para ela, é necessário introduzir um conteúdo sistematizado para os jovens voltado para o profissionalismo. Guto Ferreira encerrou o encontro colocando a ABDI à disposição. “Podem contar com a gente! Nós somos a juventude e a inovação. Projetos como esses da SNJ, com foco na Indústria 4.0, são uma ótima oportunidade para o Governo Federal, para o país e para a juventude”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus