Prefeito de Brusque assina Declaração de Paris, que visa combater a epidemia de Aids

Desde a tarde de ontem (13), Brusque e mais doze cidades do estado de Santa Catarina são signatárias da Declaração de Paris. O tratado global é resultado de uma iniciativa lançada no Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2014, ocasião em que prefeitos de vários municípios do mundo foram chamados para firmarem o compromisso de acelerar a resposta para o fim da epidemia de Aids em suas cidades.

O evento que marcou a adesão ao acordo mundial ocorreu durante o Congresso de Prefeitos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), no Centro Sul, em Florianópolis. De Brusque, estiveram presentes o Prefeito de Brusque, Jonas Paegle, o secretário municipal de Saúde, Humberto Fornari e, também, o diretor-geral de Comunicação da Prefeitura de Brusque, Murilo Popper.

Entre os compromissos, está a adoção de políticas públicas que vão de encontro às metas 90-90-90, da Unaids (United Nations Programme on HIV/AIDS), programa criado pelas Nações Unidas em 1996, com a função de criar soluções e ajudar nações no combate à Aids. Definitiva e ambiciosa, a aliança prevê:

Até 2020, 90% de todas as pessoas vivendo com HIV saberão que têm o vírus;

Até 2020, 90% de todas as pessoas com infecção pelo HIV diagnosticada receberão terapia antirretroviral ininterruptamente;

Até 2020, 90% de todas as pessoas recebendo terapia antirretroviral terão supressão viral.


“Ficamos satisfeitos de que Brusque tenha sido escolhida para ser uma das doze primeiras cidades do estado a assinar a Declaração de Paris. É claro que mais tarde, seguramente, esse plano da Unaids se estenderá aos demais municípios de Santa Catarina”, ressaltou o prefeito Jonas Paegle,

O evento na capital catarinense contou com a participação diretora da Unaids no Brasil, Georgiana Braga Orillard, da representante do Ministério da Saúde, Adele Benzaken, do secretário de Estado de Saúde, Acélio Casagrande, do superintendente de Vigilância em Saúde e diretor da Dive, Eduardo Macário, além dos 12 prefeitos dos municípios que compuseram a Cooperação Interfederativa para Resposta à Situação do HIV/Aids em Santa Catarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços