Ações da semana de prevenção às drogas atraem adultos e crianças

Uma tarde de muita música e atividades lúdicas para adultos e crianças, nesta quarta-feira (20/6), na Boca Maldita, marcou a terceira tarde da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas. O evento é uma iniciativa da Secretaria da Defesa Social e Trânsito destinada a chamar a atenção do público para o assunto, além de mostrar as estratégias já em uso pelo poder público e seus parceiros para enfrentar o problema.
A professora aposentada Djanira Klenki, de 68 anos, foi uma das primeiras a chegar à tenda montada para o evento, onde a equipe organizadora conversava com o público e entregava folhetos explicativos. Interessada por artesanato, Djanira aprendeu a fazer chaveiros de pano com a recreacionista Lara Drinko, do programa Comunidade Escola, da Secretaria Municipal da Educação.
Ela acredita que a nova habilidade poderá ser ensinada, na própria casa, às crianças para quem ela dá aulas informais de trabalhos manuais. “Em vez de estarem na rua, possivelmente usando ou acompanhados de quem usa drogas, eles podem aprender coisas novas, divertidas e úteis”, justificou a educadora.
A prática de Djanira é semelhante à filosofia de trabalho da Defesa Social, que mantém parcerias com outros órgãos públicos e instituições não-governamentais para oferecer oficinas de esportes e práticas artísticas, em especial para crianças e adolescentes.
Experiências próximas
Estudante do 9º ano do Instituto de Educação Erasmo Pilotto, Raphael Gianello, de 14 anos, também se interessou pela oficina de Lara. “Acho que isso pode ajudar na prevenção. Mas para quem já usa drogas, só a vontade de parar pode funcionar”, opinou o jovem.
A artesã Jéssica Marques chegou à tenda pensando na filha Ana Clara, de três anos, atraída pelo camarim de pintura montado pelo Departamento de Políticas Sobre Drogas. Quando chegou perto, constatou a finalidade do evento e lembrou do irmão, usuário de entorpecentes dos 17 aos 20 anos.
“Foi difícil para a família. Até internado ele esteve, mas agora está controlado e casou”, relembrou Jéssica, que planeja conversar sobre o problema com a filha. “Ainda é cedo, mas é importante que ela ou qualquer criança ou jovem fiquem prevenidos”, disse.
Programação
A Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas vai até sábado (23/6). Para esta quinta-feira (21/6) estão programadas uma blitz educativa no entorno dos shoppings Palladium e Total, no Portão, às 10h; mostra de trabalhos de adolescentes vinculados a ações da Secretaria Municipal da Saúde, no Mercado Municipal, às 14h; e ciclo de debates sobre estratégias de prevenção às drogas, às 20h, na Universidade Positivo (campus Ecoville).
Além disso, as atividades na Boca Maldita continuam acontecendo, no período da tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços