Escola municipal encanta plateia com apresentação circense

Um espetáculo circense para lá de especial levou magia e encantamento, nesta quarta-feira (20/6), ao setor de Educação Física do Campus Jardim Botânico, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Estudantes do 5º ano, do ensino fundamental da Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto, no Bairro Novo, se revezaram no picadeiro improvisado e apresentaram o que aprenderam com o conteúdo de Práticas Circenses, ministradas durante as aulas Educação Física.
Palhaços, equilibristas, bailarinas, mágicos e trapezistas arrancaram aplausos acalorados da plateia formada por acadêmicos de Educação Física, professores universitários, familiares dos artistas mirins e convidados. Cada número apresentado serviu para evidenciar o talento e o aprendizado dos 35 estudantes da turma.
“Organizamos um espetáculo circense completo, com vários números, para demonstrar as técnicas sobre a arte da dança, representação, acrobacias e malabarismos aprendidos pelos estudantes”, disse professora de Educação Física, Michaela Carmago, organizadora do espetáculo.
Bravo!
O resultado das aulas não poderia ter sido apresentado de forma mais divertida. Ao som de um dos sucessos do compositor Chico Buarque, a plateia gargalhava sempre que os estudantes subiam ao palco, especialmente com a palhaça, interpretada pela estudante Andreza Góes, de 10 anos, responsável por apresentar a trupe.
Sempre que ela e o partner, o maestro representado pelo estudante Natan Martins, de 10 anos anunciavam um novo número, o público reagia com muita alegria.  “Postura, graça e intimidade com o público é o que precisei para conduzir o espetáculo”, revelou a estudante.
A satisfação ficou estampada também no rosto de Gabriel Oliveira Neves, de 9 anos, que se divertiu com as aulas. “Quero expressar com todo meu sentimento o que aprendi com a professora Mica”, disse o garoto. “O circo é lindo e todo mundo vira criança. Isso me encantou e agora quero encantar as pessoas”, contou Gabriel.
A experiência também foi impactante para os acadêmicos que puderam conhecer parte do trabalho feito na Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
Samara Oliveira, é estudante do primeiro período do curso de Educação Física e já conhece o dia a dia de um profissional da área. Para ela, o espetáculo foi muito bem realizado. “Foi ainda mais especial porque foram as crianças atuando. Vejo que elas aprenderam se divertindo e mostraram todo seu potencial”, afirmou Samara.
A lição da Trupe
Promover o espetáculo foi uma iniciativa da professora Michaela, a partir de uma parceria com a UFPR, que leva acadêmicos de Educação Física para participarem de estágios na escola. De acordo com a professora Vera Moro, responsável pela disciplina de Iniciação à Educação Física na Universidade, o evento ampliou o horizonte dos acadêmicos de licenciatura e bacharelado, aproximando a universidade das reais necessidades da escola.
“Quando apresentamos os conteúdos do currículo da rede municipal em sala de aula os acadêmicos não têm clareza de como um professor trabalha com as crianças. Hoje puderam ver como as crianças querem que sejam as aulas”, avaliou Vera.
Com o lema ‘Lugar de plateia é no palco’, as crianças fizeram as pessoas tomar lugar no palco para dançar, sorrir, movimentar o corpo e se integrar ao espetáculo. “Vários acadêmicos me perguntaram como faz para criar propostas intensas como esta durante uma aula de Educação Física”, contou Vera. O espetáculo, segundo a professora causou impacto importante.  “Eles não tinham ideia do que seria possível fazer em uma escola pública”, contou a professora da UFPR.
O trabalho curricular na Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto desenvolve atividades saudáveis e criativas para os estudantes.  “Gosto das aulas de circo, já melhorei minha postura e voz”, disse a estudante Manuele Peretiatko, de 10 anos. “Me emocionei muito na apresentação porque muitas pessoas nos aplaudiram e acho que cumprimos nosso papel de aprender e ensinar”, contou a estudante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços