Greca participa a homenagem a Regina Casillo na 72ª Festa da República da Itália

O prefeito Rafael Greca participou, na noite desta sexta-feira (15), das comemorações da 72ª Festa da República da Itália, no Palácio Garibaldi. Greca acompanhou a homenagem a Regina Casillo, advogada e proprietária do Solar do Rosário, que foi agraciada com a comenda Ordem da Estrela, no grau Cavalieri. A comenda foi concedida pelo Governo da Itália pela sua contribuição para as artes e a cultura.
“A celebração da data nacional da Itália traz a boa notícia da condecoração, pelo presidente da República Italiana, da douta Regina de Barros Correia Casillo, a nossa Regina Casillo. Ela se torna reconhecida como útil para a propagação da cultura italiana, que é a raiz da própria cultura ocidental, porque na Itália está toda a filosofia, a nossa religião cristã católica e a grande Arte, o Renascimento e todos os movimentos artísticos de expressão mundial”, disse o prefeito, que chegou ao evento acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.
“O trabalho da doutora Regina Casillo também é um trabalho fundamental aqui no Paraná, seja no patrocínio aos artistas, na música, na escultura, na gravura, na cerâmica, nas artes plásticas, seja nos festivais que ela já realizou, na escola de todas as tendências da arte e até na escola de caligrafia que ela mantém e que é famosa no Brasil inteiro”, acrescentou Greca, que recebeu a mesma homenagem em 1995 pelo restauro do Palácio Garibaldi.
Regina Casillo disse que ficou emocionada com a homenagem. “É uma emoção muito grande receber essa comenda, da minha segunda pátria, que é a Itália. Guardo esse país no coração e nunca imaginei 30 anos depois de me tornar cidadã italiana receber essa honraria. A Itália, que é berço dessa civilização incrível, de tantos poetas, artistas, tanta gente maravilhosa”, afirmou.
Greca também ressaltou a importância dos italianos imigrantes na formação do Estado do Paraná. “Foram os nossos avós italianos que ergueram essa sociedade Garibaldi. Foram os italianos, com ‘anima e cuore’ (alma e coração), que com mãos operárias ajudaram a construir não apenas esse palácio que aqui estamos, mas também tiveram papel fundamental na formação da nossa Curitiba”, ressaltou.
O cônsul da Itália em Curitiba, Raffaele Festa, destacou que o consulado vem se esforçando para não ser reconhecido apenas como um local de emissão de documentos, mas também de promoção da Itália em vários níveis. “Promoção comercial, com o intercâmbio entre os dois países, mas também cultural, da língua italiana e de eventos, como o Mia Cara Curitiba e Mia cara Floripa, que levou uma série programações gratuitas para a população”, disse.
Participaram do evento o presidente da Associação Garibaldi, Benoni Constante Manfrin; o secretário da Cultura, João Luiz Fiani, representando a governadora Cida Borguetti;  o ex-governador e atual presidente do BRDE, Orlando Pessutti; a presidente da Fundação Cultural, Ana Castro; o ex-ministro Luis Carlos Borges da Silveira; o presidente da Sociedade Garibaldi, a vice-cônsul da Itália em Curitiba, Maria Salamandra, o cônsul da República Tcheca e presidente da Fecomércio, Darci Piana; o cônsul do Marrocos e presidente da Jucepar, Ardisson Akel; o cônsul da Argentina, Pedro Marota; das Filipinas, Kioshi Ishitani; do Chile, Luis Celso Branco; da Albânia, Thomas do Amaral Neves; o advogado João Casillo, esposo da homenageada, além de seus familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços