CIC é a quinta regional a ganhar o Farol do Saber e Inovação, com espaço maker

“Queremos que vocês aproveitem e criem. Porque o homem é o que o homem conhece, e seremos tanto melhores quanto mais conhecermos e mais tivermos dentro dos nossos corações.” O recado foi do prefeito Rafael Greca para os estudantes que participaram da inauguração do Farol do Saber e Inovação Fernando Amaro de Miranda, da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado, na CIC, nesta sexta-feira (15/6).
Esse é o quinto equipamento que passa por revitalização para se tornar também Farol do Saber e Inovação, com impressora 3D. A revitalização que transformou o local em oficina de inovação custou R$ 92 mil. “Aqui vocês poderão mexer com tecnologias novas e que fazem parte do mundo de vocês”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Além dos 570 estudantes da escola, a comunidade do bairro também utiliza o farol, totalizando mais de 13 mil usuários.
Mascotes
Para marcar a entrega do novo equipamento, estudantes do 4º e 5º ano das escolas Heitor Furtado e João Macedo Filho, do Jardim das Américas, realizaram um projeto em parceria.
A unidade João Macedo tem como mascote um personagem fictício chamado João Curitibinha, que utiliza cadeiras de rodas após um acidente de trânsito. Como o mascote usava uma cadeirinha feita de material reciclável, sem rodinhas e, portanto, sem possibilidade de locomoção, a missão para a inauguração do farol era fazer uma nova cadeira, que rodasse.
E os estudantes conseguiram, fizeram a modelagem no computador e imprimiram peças na nova impressora 3D. “Foi um lindo trabalho conjunto. E as crianças aproveitaram para recriar o mascote do Heitor, que se chamava Farolito. Agora ele é o Robô Fernandinho, pois é moderno e leva o nome do farol”, explicou a professora Viviane Cristina Maciel.
“Aprendi muito para resolver esse problema da cadeira. É bom trabalhar em parceria”, disse a estudante Karoline Vitória de Lima, 10 anos. A colega Kauane Schneider, 9 anos, ficou encantada com a impressora 3D. “Foi uma experiência muito diferente”, contou a menina.
Mas as crianças não pensaram só no mascote. Elas querem ajudar alguém que precise de uma cadeira de rodas de verdade. "E por isso estão arrecadando tampinhas de garrafa e lacres de latinhas para conseguir dar o equipamento a um cadeirante da comunidade”, explicou a professora Viviane. “É uma ideia com uma importante função social. As crianças estão de parabéns” destacou Maria Sílvia.
O prefeito e a secretária foram presenteados com protótipos dos mascotes das duas escolas.
História
Os Faróis do Saber revolucionaram a educação quando foram implantados, há mais de 20 anos, durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito. Eles descentralizaram a rede de bibliotecas e receberam a primeira internet pública do país, possibilitando o acesso da população à rede mundial de informações, o que naquela época era um privilégio.
Agora, são oficinas de inovação e espaços de educação maker, valorizando a criação, o pensamento crítico e a colaboração tanto para estudantes quanto para a comunidade.
“O conceito é baseado na aprendizagem criativa mão na massa, prática, unindo os quatro ‘Ps’, que são paixão, parceria, projeto, e pensar brincando. Aqui acrescentamos o quinto P, de propósito, que é dar significado para as criações”, explicou Thaís Eastwood, da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação da secretaria.
Além deste, já foram transformados em Faróis do Saber e Inovação as unidades Herbert José de Souza, da Escola Municipal Marumbi (bairro Cajuru); Manuel Bandeira, da Escola Municipal Herley Mehl (Pilarzinho); Rocha Pombo, da Escola Papa João XXIII (Portão); e José de Alencar, da Escola São Mateus do Sul (Pinheirinho).
Até o fim do ano, outros cinco faróis serão entregues à população, um em cada regional da cidade.
Também participaram da inauguração os superintendentes da Secretaria da Educação Elisangêla Mantagute (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo); o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; a chefe do Núcleo da Educação da CIC, Maristela Teodoro; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Educação, Simone Zampier; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a diretora da Escola Heitor de Alencar Furtado, Luciane Regina Gogola; e a vice-diretora Maria do Rosário Augusto Pereira.
Praça dos Amigos
Após a inauguração do Farol do Saber e Inovação, o prefeito visitou a Praça dos Amigos, na Rua Leandro Dacheux do Nascimento Júnior, também na CIC.
O espaço, que antes recebia entulho indevidamente descartado pela população, foi revitalizado graças a uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade local. “Este terreno público, fundo de vale, é um exemplo da zeladoria urbana e da cidadania curitibana. Fizeram aqui a Praça dos Amigos, um exemplo a ser copiado pela cidade inteira”, disse Greca.
A limpeza do terreno foi realizada pelo poder público e a comunidade participa com a manutenção. Foi construído um parquinho e também há cadeiras e mesas. “Aqui os vizinhos se encontram e conversam. E como ficou bonito este espaço com tantos canteiros e flores”, comentou o presidente da Associação de Moradores das Moradias Augusta, José Nunes Filho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços