Presidente da APEP participa da quarta reunião de 2018 da ANAPE


Atual secretária-geral adjunta da Associação Nacional, a ex-presidente da APEP Cristina Leitão secretariou a reunião do Conselho Deliberativo

Presidente Eroulths participou da reunião realizada na sede da OAB em Brasília (Divulgação)
Presidente Eroulths participou da reunião realizada na sede da OAB em Brasília
(Divulgação)

A procuradora paranaense Cristina Leitão secretariou a reunião (Divulgação)
A procuradora paranaense Cristina Leitão secretariou a reunião
(Divulgação)

Presidentes e diretores de associações estaduais participaram da reunião (Divulgação)
Presidentes e diretores de associações estaduais participaram da reunião
(Divulgação)
O presidente da Associação dos Procuradores do Paraná, Eroulths Cortiano Junior, participou na última terça-feira, 15 de maio, da quarta reunião deste ano do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal – ANAPE. A reunião, que aconteceu na sede do Conselho Federal da OAB em Brasília/DF, foi secretariada pela procuradora paranaense Cristina Leitão, ex-presidente da APEP e atual secretária-geral adjunta da ANAPE.
Inicialmente, os representantes das associações estaduais discutiram questões referentes à carreira e a defesa das prerrogativas da Advocacia Pública estadual. O presidente da ANAPE, Telmo Lemos Filho, fez um apanhado das atividades realizadas nas últimas semanas, com destaque para a reunião com a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, as agendas realizadas no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e participações em audiências públicas no Congresso Nacional, em comissões que analisam temas de interesse da Associação Nacional.
O diretor de prerrogativas da ANAPE, Hélder de Araújo Barros, fez um balanço das ações da associação em defesa das prerrogativas dos procuradores estaduais. Hélder também destacou as visitas realizadas a vários estados, onde conheceu as particularidades locais com as quais os procuradores convivem diariamente.
O diretor de assuntos legislativos da entidade, Vicente Braga, falou sobre os projetos de lei acompanhados no Congresso Nacional, com destaque para as matérias que tratam do teto do funcionalismo público, da nova Lei de Licitações e as discussões sobre a Lei Kandir. Vicente sugeriu a realização de debates com os candidatos à Presidência da República, momento em que a ANAPE questionaria os candidatos sobre temas de interesse dos procuradores estaduais.
Outro ponto aprovado pelo Conselho Deliberativo foi a autorização para que a presidência possa tratar do retorno da ANAPE ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Para o presidente da Associação Nacional, a volta da entidade ao fórum é importante no enfrentamento de questões futuras que cada vez mais questionarão o funcionalismo público.
Por fim, o representante da ANAPE na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), o procurador alagoano Marcos Vieira Savall, detalhou a participação dos procuradores estaduais em seis dos 11 grupos de trabalho da Enccla e convidou os presentes a participarem dos debates com sugestões e envio de conteúdo para a discussão com os outros órgãos que compõem a estratégia.
HOMENAGEM PÓSTUMA: A pedido da presidente do Conselho Deliberativo, Sanny Japiassú, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao deputado federal Rômulo José de Gouveia (PSD/PB), que faleceu dia 13 de maio vítima de um infarto fulminante, em virtude da atuação destacada em prol da Advocacia Pública, em especial por conta da forma atenciosa como sempre recebeu a ANAPE e apoiou as lutas da categoria ao longo da trajetória como parlamentar. Os conselheiros aprovaram, por unanimidade, que seja produzida uma nota pelo falecimento de Gouveia.
Com informações da ANAPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços