Exército laranja conta com 423 profissionais para cuidar da limpeza das ruas

Nesta quarta-feira (16/5) é comemorado o Dia do Gari. Todos os dias um exército laranja sai às ruas de Curitiba para manter cidade limpa. São 423 garis que fazem a varrição das ruas e o esgotamento de lixeiras públicas.
Em Curitiba, cada gari percorre, em média, 1,9 quilômetro por dia, varrendo calçadas, sarjetas, canteiros e recolhendo o lixo do cidadão desatento. O serviço é feito nas regiões da cidade que concentram grande fluxo de pessoas, como na área central. 
Os serviços desse batalhão da limpeza são divididos em três turnos: das 7h às 15h, das 15h às 22h e das 22h às 5h. “O trabalho de limpeza é feito quase 24 horas por dia”, explica Marina Ballão, gerente de Limpeza do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Além dos garis, a limpeza da cidade envolve outros profissionais. De funcionários públicos que administram o serviço ao pessoal da empresa terceirizada são cerca de duas mil pessoas envolvidas nos trabalhos de varrição, limpeza especial e de eventos, feiras livres, rios, lavagem de calçadões, coleta e transporte de resíduos.
Coletas
Jogar lixo nas ruas, ou em qualquer outro lugar, não faz mesmo nenhum sentido para uma cidade que conta com 100% do território atendido por serviços de coletiva de lixo. Além da varrição nas ruas, o departamento de Limpeza Pública tem coletas diferenciadas para cada categoria de resíduos: comum, recicláves, vegetal, tóxicos e entulhos.
Os caminhões da coleta convencional passam de porta em porta recolhendo o lixo domiciliar. Alternados com a coleta convencional, passam os caminhões do Lixo que não é Lixo, programa pioneiro no Brasil de coleta de recicláveis.
A coleta do lixo vegetal e de entulhos (resíduos de jardinagem, caliças, mobiliários inservíveis), em pequena quantidade, deve ser previamente agendada pelo cidadão pelo telefone 156, Central de Atendimento da Prefeitura.
A coleta do lixo tóxico, como pilhas, baterias, tintas, óleo de cozinha e outros materiais com maior potencial de contaminação, é espontânea. O cidadão leva o material diretamente ao caminhão da coleta, devidamente identificado. O caminhão fica, a cada dia, em um dos 21 terminais de ônibus da cidade.
Curitiba tem ainda outro programa pioneiro, o Câmbio Verde, que troca lixo reciclável por alimento nas áreas mais periféricas da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade