Estudantes são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral
Um grupo de 130 estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba, integrantes das diretorias eleitas dos grêmios estudantis de 11 escolas, foram diplomadas na tarde desta sexta-feira (18/5), em cerimônia feita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Prado Velho.
Os eleitos disputaram o pleito que neste ano teve 28 chapas inscritas e a participação de aproximadamente 7 mil estudantes que puderam escolher, pelo voto direto, seus representantes. O mandato será de um ano. “Está é uma oportunidade importante para os estudantes, tanto eleitos quanto seis eleitores, desenvolverem uma postura cidadã”, disse o presidente do Tribunal, o Desembargador, Luiz Taro Oyama.
Segundo Oyama, é fundamental envolver crianças e jovens em atividades que promovam reflexão e práticas de diálogo, de respeito às divergências e postura cidadã. “Mais do que nunca, neste período em que há uma rejeição geral pela política, é preciso que crianças e jovens compreendam o quão importante ela é, e o quanto está presente em nossas ações cotidianas”, disse o desembargador.
Aproveitando a cerimônia, Oyama destacou o que ele definiu ser uma bem-sucedida parceria, com a Prefeitura de Curitiba. “Por meio da Secretaria Municipal da Educação, chegamos ao 12° ano de diplomação dos grêmios estudantis”, disse.
Participam do grêmio estudantil estudantes das turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais CAIC Candido Portinari, Albert Schweitzer, Papa João XXIII, Maria Clara Brandão Tesseroli, Herley Mehl, Julia Amaral Di Lenna, Durival de Brito e Silva, Omar Sabbag, Bairro Novo do Caic, Erasmo Pilotto.
Também desenvolve o projeto de grêmio estudantil a Escola Municipal Graciliano Ramos, a única da rede municipal cuja participação envolve estudantes das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Gestão democrática
A instituição de Grêmios Estudantis nas escolas municipais, segundo a superintendente de gestão educacional, Elisângela Mantagute, colabora para desenvolver nos estudantes a participação política, o pensamento crítico, além de uma gestão efetiva e democrática nas escolas. “Os estudantes têm oportunidades de participarem dos processos de discussão sobre suas necessidades no cotidiano escolar, de propor soluções, estimulando o enriquecimento e a integração entre estudantes, equipe gestora, professores, funcionários e a comunidade”, disse Elisângela.
O processo eleitoral nas escolas começou em abril, com a composição e inscrição das chapas. A campanha para apresentação das propostas das chapas foi entre 23 e 27 de abril, com a realização das eleições, por voto direto dos estudantes entre 2 e 4 de maio. Cada escola organizou seu calendário eleitoral. A posse dos estudantes ocorreu em 7 de maio.
Inventores da realidade
Entre as eleitas está a estudante da Escola Municipal CAIC Cândido Portinari, Kauane do Amaral Ferreira, de Queiroz do Rocio, de 15 anos, escolhida também para representar todas as chapas, no discurso da cerimônia de diplomação. “Temos grandes e boas responsabilidades, devemos ser inventores da nossa realidade e fazer isso com responsabilidade”, disse a presidente da chapa que venceu com 92% dos votos as outras três chapas da disputa.
Responsabilidade é também o que define o que a estudante Manoela Roberta Braz Pereira, de 10 anos, da Escola Municipal Graciliano Ramos, compreende ser a principal característica para um representante de turma. “Gostaria de ser lembrada pelos meus colegas e pelas crianças que estudarem depois de mim que fui alguém que ajudou a melhorar a nossa escola”, contou Manoela.
Participaram da cerimônia de diplomação o juiz membro da corte e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, Doutor Antônio Franco Ferreira da Costa neto, a diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Daniela Borges de Carvalho, o diretor do departamento de Desenvolvimento Profissional, João Batista dos Reis, a integrante da equipe de gestão escolar da Secretaria Municipal da Educação, Rosimeri Becher, e os chefes dos núcleos regionais de educação.
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