Ideias criativas e inovação dominam temas do segundo dia da Semana MEI


Inovação é uma das palavras mais faladas e lidas atualmente e é praticamente impossível que uma empresa sobreviva sem se preocupar com isso. Os microempreendedores individuais (MEIs) também não podem ficar de fora desta tendência e muitos deles foram ouvir, nesta terça-feira (15/5), as dicas da consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), Irene Hoffelder Vioti, que falou sobre o tema Inovação – Como Ter Ideias Criativas e Inovar na Prática.
Nesta terça foi o segundo dia de palestras gratuitas da Semana MEI, no Engenho da Inovação, o principal espaço de fomento do Vale do Pinhão. A especialista explicou que um dos grandes desafios para inovar é descobrir a necessidade do cliente e responder prontamente ao desejo dele.
“E aí os MEIs levam uma grande vantagem, pois eles têm uma grande flexibilidade para a mudança de processos. A prospecção de clientes, o envio de propostas e o controle de estoque podem passar por melhorias rápidas que impactarão no resultado”, argumentou Irene.
A consultora do Sebrae/PR observou também que inovar significa achar soluções diferentes para o mesmo problema. “Mas o cliente não é a única fonte de pesquisa. Podem-se descobrir problemas que precisam de soluções inovadoras em qualquer lugar: conversando com pessoas, lendo o jornal ou um livro e abrindo os olhos para o mundo e para as novidades que estão surgindo”, disse.
Irene pediu ainda que os microempreendedores individuais sempre busquem rever seus processos de trabalho e continuamente façam capacitações. “Além disso, se não sabe algo? Questione. Pesquise. Estar sempre em busca de respostas para aquilo que você não sabe tira o empreendedor da zona de conforto”, recomendou ela.
Prestes a se tornar uma MEI, Cristiane Mateus, 43 anos, afirmou que ainda está buscando uma atividade para atuar. “Inicialmente, eu ia trabalhar com roupas e semi joias, mas com as dicas da consultora, vou olhar com mais atenção o que existe de oportunidade”, afirmou Cristiane.
Wilma Makohin, 62 anos, acredita que as orientações dadas por Irene serão importantes para a abertura de sua lanchonete no litoral. “Preciso pensar com cuidado no que vou oferecer e como vou me diferenciar no mercado”, disse ela, que também está vendo a viabilidade de abrir um pequeno ateliê de objetos para jardim na capital.
Mutirão
Promovido pela Prefeitura e o Sebrae/PR, a Semana MEI continua, nesta quarta-feira (16/5), com a palestra Sei Formar Preço, a partir das 14 horas, no Engenho da Inovação. O grande momento da Semana será na quinta-feira (17/5), quando irá ocorrer o Mutirão do MEI.
Das 8h às 18h, o Salão de Atos do Parque Barigui irá se transformar em um imenso Espaço Empreendedor com seminário, em que especialistas do Sebrae/PR e parceiros irão abordar temas como gestão, negócios inovadores, novas tecnologias, organização de finanças e imagem pessoal.
Além disso, durante o mutirão, todas as equipes dos oito Espaços Empreendedor da Prefeitura, que oferecem serviços gratuitos aos microempreendedores individuais, estarão presentes para orientar e ajudar a regularizar o MEI, bem como auxiliar no envio da declaração anual (DASN-SIMEI).
Haverá ainda consultorias de especialistas do Sebrae, atendimento com instituições financeiras para apresentação de opções de crédito (Sicredi, Sicoob, Movera e Fomento Paraná) e tira-dúvidas com entidades como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Finanças (sobre ISS), Receita Estadual, INSS e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
A semana MEI termina, na sexta-feira (18/5), com a palestra Aprenda a Fazer do Seu Tempo Seu Maior Parceiro.

Programação da Semana MEI
Dia 16 (das 14h às 17h) – Sei Formar Preço – Engenho da Inovação
Dia 17 (das 8h às 18h) – Mutirão do MEI – Salão de Atos do Parque Barigui
Dia 18 (das 14h às 17h) – Aprenda a Fazer do seu Tempo seu Maior Parceiro – Engenho da Inovação

Serviço
Toda a programação da Semana MEI é gratuita. A inscrição para participar das palestras pode ser feita no site da Agência Curitiba, nos oito Espaços Empreendedor ou pelo telefone do Sebrae/PR: 0800-570-0800. Também serão aceitas inscrições no dia da palestra. O Engenho da Inovação fica na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, Rebouças.

SAIBA MAIS
Vale do Pinhão
Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é o movimento de todas as áreas da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital.
A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços