Campanha de vacinação contra a gripe foca doentes crônicos e gestantes

A campanha de vacinação contra a gripe entra na reta final nas próximas duas semanas. Em Curitiba, já foram aplicadas 257 mil doses, o que corresponde a quase metade do público-alvo do município, definido pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar 90% de um total de 515 mil pessoas.
O grupo das puérperas (mães que tiveram bebê há menos de 45 dias) já atingiu a meta de vacinação, com 96% de cobertura. Os idosos estão em segundo lugar, com cobertura de 73,6%.
A expectativa é que, nesta reta final de campanha, os doentes crônicos e gestantes compareçam às unidades de saúde. Além disso, os pais e responsáveis por crianças de 6 meses a 4 anos também devem levá-las para se vacinar. Apenas 31,9% dos doentes crônicos, 33,8% das crianças nesta faixa etária e 40,3% das gestantes foram imunizadas contra a gripe até agora.
“Essas pessoas fazem parte do grupo prioritário por conta da vulnerabilidade e a possibilidade de complicação caso peguem gripe. É importante que aproveitem a campanha e se imunizem”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba, Alcides Oliveira.
A chef de cozinha Helena Jang, 48 anos, sofre de asma, o que a coloca no grupo de doentes crônicos, prioritário para receber a vacina. Ela já sofreu muito com gripe em invernos anteriores e neste ano resolveu se prevenir. “Quem tem asma fica muito mal se pega gripe. Achei melhor aproveitar que tem a vacina”, conta Helena.
A vacina está disponível com exclusividade para o público prioritário, até o dia 1 de junho, em 110 unidades de saúde de Curitiba, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 18 h.
Além de crianças de 6 meses a 4 anos, idosos, gestantes, doentes crônicos e puérperas, fazem parte do grupo prioritário também profissionais da saúde e professores, por conta da possibilidade de transmissão.
“Eu sou professora de educação infantil e tenho muito contato com as crianças. Elas ficam doentes facilmente, então viemos no vacinar”, contou Camila Cibils, 25 anos, que estava acompanhada da irmã, também professora Alice Cibils, 27 anos.  


Grupos com indicação da vacina na rede pública 
O público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe é definido pelo Ministério da Saúde. Para tomar a vacina, basta ir a uma unidade de saúde e apresentar um documento oficial. Em alguns casos, é necessário apresentar também um documento que comprove que o usuário se enquadra em algum destes públicos:
- Crianças de 6 meses de idade a 4 anos, 11 meses e 29 dias;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como trissomias, doença respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade e transplantados (se não fizer o acompanhamento na unidade de saúde é preciso apresentar solicitação ou prescrição médica com o motivo da indicação da vacina);
- Gestantes, independente do mês gestacional;
- Mulheres em pós-parto, até 45 dias após o nascimento do bebê (apresentar certidão de nascimento do bebê, cartão-gestante ou documento do hospital em que ocorreu o parto);
- Trabalhadores da saúde (apresentar declaração do vínculo de atuação);
- Professores de escolas públicas ou privadas (apresentar documento que comprove vínculo de atuação, como crachá ou declaração da instituição em que atua);

 

Orientações de higiene 
Além da vacina para os grupos de risco, toda população deve atentar para a prevenção. Veja as dicas: 

- Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou passando álcool 70;
- Cuidar ao falar e tossir perto de outras pessoas. Ao tossir, cubra a boca com a parte interna do braço. Não coloque a mão na frente da boca, pois se tocar em outras superfícies irá contaminá-las;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados;
- Procurar manter os ambientes ventilados;
- Em ambientes que permanecem fechados deve-se realizar a limpeza com álcool 70 e evitar o acúmulo de poeira;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços