Paraná dá exemplo de desenvolvimento sustentável

O auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, foi palco nesta quinta e sexta-feira (17 e 18) do Fórum Regional Atingindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na América Latina. No evento são apresentadas práticas de sucesso no setor. Elas servem de exemplos, compartilhados com outros países da América Latina para facilitar a conquista dos índices da ODS e esclarecer a importância da integração dos setores público, privado e da sociedade civil nesta meta que, em resumo, é de melhorar a qualidade de vida da população.
O Fórum é realizado em conjunto com o Pacto Global das Nações Unidas e suas iniciativas irmãs: Programa Cidades e Princípios para Educação Executiva Responsável (PRME), alinhado com a Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU). Na abertura do encontro, o secretário do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), Sílvio Barros, representou a governadora Cida Borghetti.
Ele lembrou que a cidade de Maringá, da qual foi prefeito, foi uma das primeiras a aderir ao Programa Cidades e que, durante algum tempo, teve o maior número de empresas privadas associadas ao Pacto Global. Por isso, disse que estar à frente da Secretaria do Desenvolvimento Urbano lhe abre o caminho para utilizar os investimentos do Governo do Estado nos municípios, com obras que possam, efetivamente, contribuir para que este planeta seja habitável.
Barros acrescentou que a governadora Cida Borghetti compartilha deste pensamento e também tem noção do que ocorre hoje no planeta: “Hoje, não conseguimos mais parar os prejuízos do aquecimento global e da degradação ambiental. Nós passamos do limite. O que podemos fazer é nos preparar para as consequências”, afirma.
Os ODS visam promover a prosperidade, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, entre outros. Eles foram estabelecidos pela ONU em 2015 e devem ser atingidos até 2030.
Rafael Greca, prefeito de Curitiba, também participou do Fórum e disse que a Capital pauta sua educação pelos ODS. “Nós somos a primeira cidade do Brasil com um currículo baseado nos ODS para os alunos dos nove primeiros anos do ensino público”, destacou.
O evento teve o patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e apoio do ISAE – Escola de Negócios, Governo do Paraná, Serviço Social Autônomo (Paranacidade), Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, Celepar e Prefeitura de Curitiba.
PARANÁ INTERATIVO - No evento, o secretário Silvio Barros apresentou o Sedu/Paranacidade Interativo.  A ferramenta é um banco de dados nas mais diversas áreas, que abrange todos os 399 municípios do Estado e é fundamental para facilitar o planejamento urbano delas. A função é orientar os prefeitos ou gestores e indicar onde e quais equipamentos públicos atendem a necessidade adequada da população. Estes equipamentos podem ser de saúde, educação e segurança, entre outros.
EXEMPLO - O secretário citou o exemplo do município de União da Vitória, que tem rio cortando a cidade. Se o prefeito quiser construir um ginásio de esportes e solicita recursos do Paranacidade, em função da possibilidade de enchentes, o local não pode ser igual ao de Marialva, que não tem rio. “Quando se tem uma enchente, os desabrigados são levados para um ginásio de esportes, que deverá estar equipado com banheiros, chuveiros, área de refeição, porque a probabilidade de isso acontecer algum dia é grande”, explicou Barros.
O financiamento da Sedu/Paranacidade só é feito se o município tiver o Plano Diretor, que é o primeiro passo do planejamento de desenvolvimento urbano. Não por outro motivo 384 municípios do Paraná têm o Plano,15 estão em execução e apenas um ainda não tem.
PARCERIA - Silvio Barros também informou que para o financiamento, todo tipo de obra  é associado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável correspondentes. Ele também fez questão de citar a parceria com a Renault e a Nissan. As empresas cederam carros elétricos para serem testados no o Paraná e, a partir daí, serem coletadas informações para que se inicie a entrada do estado na eletromobilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços