Apesar do frio, movimento é grande na castração de cães e gatos no Bairro Novo

Começou nesta segunda-feira (21/5) a segunda etapa do Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura de Curitiba na Regional Bairro Novo. A unidade móvel para a cirurgia que atende a área Sul da cidade ficará até sexta-feira (25) na Rua da Cidadania Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado).
Apesar do dia gelado, o movimento era grande já pela manhã. Para a agente administrativa Célia Pacheco, vale qualquer esforço pelos animais. Ela estava acompanhada da cachorrinha Columbia, de 9 meses, que foi adotada com 45 dias de vida.
“Parece que as temperaturas baixas garantem até mais conforto com os curativos e a roupa cirúrgica”, disse Célia. “E já temos animais demais nas ruas, temos que fazer a nossa parte”, completou.
A aposentada Florinda Alzira Azevedo e a filha, a dona de casa Anna Caroline Dias Gama, pensam da mesma maneira. Elas são conhecidas onde moram por dar abrigo, castrar e encontrar lares para cães abandonados. Nesta manhã, as duas aguardavam pelas cirurgias de dois cães, Lilica e Amarelo, que foi abandonado em frente à casa da família e os “adotou”.
Florinda contou que soube do Programa de Castração Gratuita há pouco tempo e ficou satisfeita com o atendimento. Após conseguir informações diretamente na Rua da Cidadania, ela fez a inscrição no site da Rede de Proteção Animal. “É muito importante poder contar com um serviço público como esse, já que acabamos recolhendo animais da rua e encaminhando para adoção também”, comemorou Florinda.
Pela saúde
Agitada, a cadela Belinha, de 2 anos, já perdeu uma oportunidade de castração por causa de um cio, mas deu sorte de conseguir uma vaga nesta semana no Bairro Novo. O responsável por ela, o auxiliar de produção desempregado Alex Sandro Silveira Nunes, ficou aliviado.
“Foi muito rápido. O procedimento deve deixar ela um pouco mais tranquila e evitar que ela tenha algum problema de saúde”, disse Alex.

COMO FAZER
Os responsáveis pelo animais podem continuar a inscrevê-los no Programa. Regionais que já tenham sido atendidas receberão novamente as unidades móveis em novas etapas. Confira o passo a passo:
1 - Acesse o link Cadastre seu Animal no site da Rede de Proteção;
2 - Informe seu CPF para iniciar o cadastro;
3 - Preencha corretamente seus dados e os dos animais;
4 – Informe o programa social ou ONG do qual faz parte: Armazém da Família; Bolsa Família; ONG de Proteção Animal ou protetor independente cadastrado (Cadastro de Protetor Independente);
5 – Clique em adicionar o animal e em seguida, vá até o fim da página, clique em Salvar e anote o protocolo gerado (cada animal inscrito terá um número de protocolo);
6 – Compareça à Rua da Cidadania da sua Regional para validação do benefício, apresente RG, CPF, o número de protocolo gerado e comprovante do benefício; exceto Protetores e ONGs;
7 – O agendamento do procedimento será feito pela Rede de Proteção Animal por contato telefônic

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fundhacre realiza rodas de conversa sobre segurança do paciente

Estado investe mais de R$ 8 milhões na aquisição de veículos, materiais e equipamentos para a segurança