Endemias reforça trabalhos com fumacê durante a semana


Na luta pela prevenção da dengue, agentes começam neste sábado, a realizar visitas de rotina nos imóveis que ficam fechadas durante a semana.
A partir de amanhã, seis equipes de agentes de endemias vão realizar a Operação Inseticida
A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina divulgou hoje (30), pela manhã, que vai reforçar os trabalhos dos agentes municipais de endemias com os equipamentos de UBV (ultrabaixo volume), conhecidos popularmente como fumacê, em 90 locais da cidade.

Os agentes de endemias vão utilizar dois carros da Secretaria de Saúde do Estado (SESA), que borrifam inseticida no ar capaz de eliminar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Além dos veículos, seis equipes de agentes de endemias visitam os pontos com suspeitas do mosquito, utilizando fumacês costais, que são equipamentos portáteis.

O objetivo da operação de inseticida é visitar os lugares com maior propensão ao mosquito transmissor, como, por exemplo, ferros-velhos, oficinas, autódromos e espaços que possam conter objetos que armazenem água parada. Os 15 agentes de endemias estão trabalhando em horário estendido, das 7h às 18h, durante a semana, e, nos sábados, o trabalho vai das 7h ao meio-dia.

A partir de amanhã (31), os agentes visitam os bairros Bandeirantes e Santiago (zona oeste), o Centro e o Santa Mônica (região norte) e durante o decorrer da semana as demais regiões. A perspectiva é que 90 locais recebam a visita dos agentes até sexta-feira (3), disse o coordenador de endemias, Elson Belisário.

Outras ações de combate à dengue

Segundo o coordenador, os agentes municipais já conscientizaram e entregaram a cartilha do disque denúncia para aproximadamente 6 mil famílias, espalhadas pelos 59 pontos críticos da cidade.

Até sexta-feira (3), os técnicos terão o relatório completo dos pontos visitados e, através deste, realizam novas ações para reforço ao combate da dengue. Os agentes também fizeram 22 atendimentos aos imóveis, onde foram encontrados foco do mosquito, mais de uma vez.

Em 12 locais, a vigilância sanitária já entregou o auto de intimação e retorna, até sexta-feira (3), para verificar se o foco foi destruído ou não. Um domicílio, localizado na região leste, foi multado pela vigilância sanitária, porque não eliminou os locais com o foco do mosquito. Em seis residências, o teste do mosquito deu negativo e outros quatro moradores têm, até o final desta semana, para sanar o problema.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços