Prefeito inaugura 1ª horta totalmente sustentável
Horta da Vila Industrial utiliza água de mina e bomba martelinho para levá-la às caixas de água |
O diferencial desta horta está no modo utilizado para irrigar as hortaliças. A água utilizada na irrigação é proveniente de uma mina e, para bombeá-la até as seis caixas de água, de 500 litros cada, está sendo utilizada uma bomba natural acionada pela força da água, chamada aríete, mais conhecida como bomba “martelinho”, o que a torna a primeira horta totalmente sustentável, segundo o coordenador do Programa de Hortas Comunitárias, Carlos Eikiti Hirooka.
O espaço cercado mede 2.500 metros quadrados e, destes, 800 metros quadrados estão sendo utilizados pelos 32 canteiros. Cada canteiro é de responsabilidade de uma família da comunidade, sendo que 13 deles estão sendo cuidados pelo grupo de idoso Nakayoshi Club. O grupo japonês trouxe hortaliças diferenciadas para os canteiros como o onegu, a nira, e o rakyo.
Segundo a coordenadora do departamento de horta desse grupo de idosos, Yoshie Kiosen Shimizu, a comunidade tem planos de instalar uma composteira destinada à produção de adubo para os canteiros. “A horta é importante para o bairro, porque ajuda a modificar hábitos alimentares e estimula o maior consumo de verduras e hortaliças. Além disso, pretendemos fazer compostagem para dar o destino correto aos restos de alimentos e utilizá-la na adubação da terra”, disse.
A prefeitura municipal viabiliza a aração da terra, adubação inicial com esterco, encanamento da água utilizada para irrigação das hortaliças e as mudas iniciais. Cabe à comunidade, dar continuidade ao plantio. Os moradores podem cultivar, consumir ou vender as hortaliças que ali são produzidas. Os interessados em ter uma horta comunitária precisam entrar em contato com a Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento.