Cinara Piccolo/Photo&Grafia
Manoel Luiz Oliveira com a bandeira da IHF durante o Mundial Feminino, neste ano
Manoel Luiz Oliveira com a bandeira da IHF durante o Mundial Feminino, neste ano
Handebol brasileiro terá 38 competições em 2012
Jogos Olímpicos, Mundial de Handebol de Areia e inauguração de Centro de Desenvolvimento são os destaques no ano
Santo André (SP) - O handebol brasileiro vai participar de 38 competições no ano que vem. No calendário de eventos organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), são 23 torneios nacionais - 22 para todas as categorias nas quadras e o Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia - e 15 campeonatos internacionais - 12 para as seleções, um torneio pan-americano de clubes, além de um pan-americano e um mundial na areia. E, em meio a tantas competições, a expectativa é de um bom ano para o esporte."O ano de 2011 foi melhor que 2010 e 2012 com certeza vai superar 2011", disse o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira. "No Brasil, esperamos fazer a melhor Liga de todas. Estamos no aguardo de um projeto que nos permitirá ter 12 equipes nas ligas masculina e feminina ", completou o dirigente.
Neste ano, a Liga Nacional teve sete times masculinos e sete femininos. A competição será o primeira da temporada 2012, iniciando em abril e terminando em dezembro - as datas ainda não estão definidas. As etapas do Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia começam em agosto.
Na agenda internacional, a abertura fica por conta do Campeonato Pan-Americano de Handebol de Areia, que será no Uruguai, entre os dias 26 e 29 de fevereiro, para homens e mulheres. Em julho, na Croácia, ocorre o Mundial Masculino e Feminino da modalidade. Nos ginásios, o Brasil organiza o Pan-Americano Juvenil Masculino, torneio que ocorrerá em outubro, em Aracaju (SE). Destaque também para os Jogos Olímpicos de Londres, entre julho e agosto - a Seleção Feminina já está classificada - e para o Torneio Pré-Olímpico Masculino, que será em abril em país a ser definido.
"Temos uma expectativa muito positiva com as seleções, inclusive com a masculina,
que esperamos que se qualifique para as Olimpíadas. Queremos buscar as melhores posições no calendário internacional", acrescentou Oliveira.
Centro de Desenvolvimento - A Confederação também vai inaugurar em 2012 o Centro Nacional de Desenvolvimento, complexo esportivo voltado para o handebol em São Bernardo do Campo (SP). O Centro terá um ginásio e uma quadra auxiliar - ambos nos padrões da Federação Internacional de Handebol (IHF) - , alojamento para 120 pessoas, academia, refeitório etc.
"É o nosso grande sonho. A partir daí, o handebol será outro. Vamos poder treinar até quatro seleções simultaneamente, além de gestores, técnicos, professores, enfim, toda a gama de profissionais do handebol e, principalmente, nossos atletas", explicou o presidente da CBHb.