Ministério da Agricultura publica portaria de adesão do SIM Cascavel

Após três anos de intenso trabalho dos profissionais da Secretaria de Agricultura de Cascavel em busca de reconhecimento do SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal) do Município, foi publicada no Diário Oficial da União a portaria de adesão do Sistema no Ministério da Agricultura.

O SIM foi criado em 1997, por meio de lei da Câmara de Vereadores, visando à fiscalização e liberação de pequenas empresas para produzirem e comercializarem produtos de origem animal, como exemplo embutidos, laticínios, defumados, carnes, entre outras variedades, dentro dos limites do Município.

O médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal, Ilair Dettoni, explica que o Ministério da Agricultura trabalha com o Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária, e que repassa e padroniza as inspeções que permitem aos produtores que têm o SIM e queiram aderir ao Sisbi, ampliar a comercialização de suas produções ao País inteiro. “Essa portaria abre possibilidade para que todos que entrem nessa padronização de qualidade aumentem consideravelmente sua gama de clientes. Abre um leque para as pequenas empresas expandirem seus negócios”, ressalta.

Dettoni observa que já foi iniciada a primeira certificação de um laticínio da cidade, que começa um longo trabalho para entrar no processo de qualidade, e um frigorífico também entrou na busca pela padronização.

A portaria reconhece a equivalência do serviço municipal e determina ao DIPOA/SDA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal) a inserção, no cadastro geral, do nome do Município.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade