Kodak e Provisual realizam evento em Recife

A Kodak e a Provisual, gráfica recifense que acaba de adquirir uma Kodak NexPress SE 2500, realizaram no dia 19, segunda-feira, um evento em Recife (PE) reunindo agências e diretores de arte para não somente apresentar ao mercado nordestino a nova instalação realizada pela Provisual, bem como as possibilidades criativas que a Kodak NexPress SE 2500 oferece. Estiveram presentes José Gomes e Antonio Serpa, diretores da Provisual, Maurício Carlini, gerente de produto da Kodak para impressão digital no Cone Sul, Luiz Felipe Cunha, especialista de produto para a área digital da Kodak, e Laércio Teixeira, gerente de contas regional para o norte e nordeste da Kodak.
A Kodak NexPress SE 2500 é um equipamento de impressão digital de alto volume que pode imprimir em quatro cores CMYK, e, também realizar aplicações especiais graças a uma quinta unidade de impressão que aplica uma tinta transparente denominada Dimensional Clear, permitindo simular vernizes fosco ou brilhante, e, ainda, trabalhar com texturas.
Outro grande diferencial da impressão digital, também presente na Kodak NexPress, é a possibilidade de se trabalhar com personalização de impressos – ou seja, imagens e textos podem ser alterados um a um nos impressos, criando mídias totalmente diferenciadas uma das outras, e abrindo possibilidades para as chamadas campanhas de marketing direto ou personalizado, em que cada mídia é impressa com o perfil e gostos dos clientes.
“Todos esses itens fazem parte do que chamamos enobrecimento de um impresso. A impressão digital e a personalização de impressos é apenas uma das possibilidades. A NexPress agrega outros valores à impressão. Com ela, o cliente pode criar verdadeiramente um novo modelo de negócio”, disse Luiz Felipe.

Foco – O foco do evento realizado em parceria entre a Provisual e a Kodak em Recife foi esclarecer o mercado publicitário local sobre as potencialidades da impressão digital.
Maurício Carlini destacou as mudanças por que o mundo passou em vários séculos, abordando por fim a área de imagens e, nela, a evolução que mudará completamente a forma de se comunicar com públicos de interesse.
“As coisas estão mudando e o dinheiro está migrando para outros locais. Os anunciantes estão procurando retorno, falar diretamente com seu público, e não dispersar a comunicação. E é aí que, na impressão, entra a tecnologia da impressão digital”, explicou Carlini. “A internet e o digital mudaram a forma de comunicação. O cliente quer algo com a ‘cara’ dele, algo que lhe ofereça o que ele está procurando. Não quer ser bombardeado por um monte de informação que não diz nada a ele. E através da personalização você foca a comunicação, não desperdiça papel com mídias que não atingirá mais as pessoas com eficiência.”
Carlini ainda destacou que, segundo pesquisas no Brasil e nos EUA, a taxa de resposta de uma mala-direta personalizada e não-personalizada é de 2 e 10%, respectivamente.
Na sequência, Luiz Felipe Cunha apresentou as características da tecnologia da Kodak NexPress SE 2500, tais como a quinta cor (que permite simulação de verniz brilho, fosco, UV) ou mesmo a aplicação de relevo para diferenciar os impressos e dar um acabamento diferenciado às mídias. Entre os exemplos, citou a tecnologia DryInk Dimensional Clear, que simula o efeito de termografia (também conhecido como efeito americano). Outro destaque foi o tempo de produção. Como a NexPress é voltada a altos volumes, um destaque importante foi o tempo de impressão. “Isso, incluindo efeitos e impressão intercalada, processos que, no modo convencional, demoram”, disse Luiz Felipe.
Após o evento, profissionais das agências convidadas ainda conversavam e admiravam as peças distribuídas ao público como exemplos do que pode ser produzido na Kodak NexPress.
“Achei o evento muito bom. A NexPress é um produto diferente, ela permite produzir algo a mais que podemos oferecer a nossos clientes”, disse Lívia França, da Prensa Comunicação.
O evento foi muito positivo para mostrar uma nova solução de criação e algo novo que podemos oferecer a nossos clientes. Penso, sim, em oferecer trabalhos diferenciados a meus clientes pensando nos recursos desse equipamento. Já tenho até um cliente em potencial para isso”, analisou Carlos Silva, da Árvore Comunicação.
“A Kodak trouxe uma novidade e sem dúvida saber disso é muito importante para o produtor gráfico. Agora, precisamos passar a informação adiante”, disse Vania Gomes, da Arcos Propaganda.

“Hoje, eu sei que tenho nas mãos a possibilidade de criar produtos diferenciados para meus clientes através de um equipamento como a NexPress. Para mim, que sou da área de criação, saber que existem possibilidades amplas e fantásticas que podem resultar em impressos diferenciados a um custo interessante. Antes, tínhamos projetos diferenciados, mas tudo esbarrava na questão do custo, quando falávamos em impressão mais dirigida”, falou Gideon Andrade, da Hagua Comunicação.


Sobre a Kodak
Atualmente, a Kodak atua no mercado de comunicação visual e imagem (com soluções para fotografia, scanner, microfilmes e cinema) e na área gráfica (com soluções de fluxo de trabalho, com sistemas de CTP, insumos como matrizes de impressão digitais e provas de cores além de impressoras digitais coloridas e preto e branco de tecnologia Toner ou Inkjet). No Brasil, é uma das líderes nos segmentos de chapas digitais térmicas, revendas e parceiros em todo o território nacional, o que lhe assegura ampla abrangência no atendimento e suporte aos clientes.
Sempre à frente na inovação do mundo da imagem, a Kodak ajuda consumidores, empresas e profissionais da criatividade a liberarem o poder das imagens e impressões para enriquecer suas vidas.

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade