Versos para crianças mostram origem tupi-guarani de palavras do cotidiano


Walther Moreira Santos escreve e ilustra para crianças há mais de uma década. Certa vez, sobrevoando uma aldeia no Norte do Brasil, teve a ideia de escrever um livro inteiro em tupi. Foi assim que nasceu 'Tem tupi na oca e em quase tudo o que se toca', lançado agora pela Autêntica Editora.

Escrito em versos, com métrica e rima, o livro mistura o português e o tupi-guarani e revela que muitas das palavras que usamos cotidianamente têm origem indígena, como tapioca, nhenhenhém, açaí e até carioca. Além de palavras bastante usadas e, portanto, conhecidas das crianças, o texto traz também diversas palavras desconhecidas, que inicialmente causam estranheza e aguçam a curiosidade, mas que no final são “traduzidas” num glossário. De certo ponto em diante, o texto se transforma em divertidos trava-línguas, como este, que deve ser repetido pelo leitor “sete vezes sem errar”: Se o pato pia em tupi, pio do pato tupi seria, mas pio só haveria se pato tupi piasse!

As ilustrações, feitas pelo próprio autor, enriquecem ainda mais o trabalho de mergulho na cultura indígena. Fruto de longa pesquisa sobre o artesanato indígena, Walther utilizou tinta acrílica, aquarela, massa de modelar e colagens para representar animais, índios, flores e frutas. As cores predominantes são intencionalmente o azul, o verde e o amarelo, para representar a bandeira brasileira. Afinal, o tema do livro remete aos primeiros habitantes da nossa terra – o povo indígena.

Sobre o autorWalther Moreira Santos é dramaturgo e ficcionista, vencedor de diversos prêmios literários. Destacam-se: Prêmio Nacional de Romance Fundação Cultural da Bahia 2000; Casa de Cultura Mário Quintana 2003; Xerox do Brasil 2000; Cidade do Recife 2000; Prêmio Paraná 2002; Itaú Cultural 2003. É autor dos livros Dentro da chuva amarela (Geração Editorial, 2000/2006); O doce blues da Salamandra (MXM, 2003); Helena Gold (Geração Editorial, 2003); Um certo rumor de asas (Nova Prova, 2003); Ao longo da curva do rio (Cone Sul, 2001), entre outros. Pela Autêntica Editora, lançou também o livro infantil A longa lenga-lenga de Nona Milonga e o romance O ciclista, vencedor da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura.

Título: Tem tupi na oca e em quase tudo o que se toca
Autor: Walther Moreira Santos
Ilustração: Walther Moreira Santos
Páginas: 24
Formato: 19 x 27 cm
Editora: Autêntica
Preço: R$ 27,00
Indicação: a partir de 8 anos
ISBN: 978-85-7526-551-2

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços