Brinque o Carnaval bem preparado

Hidratação, alimentos integrais e antioxidantes são garantia de um folião com energia e disposição para os dias de festa

Data tradicional no calendário brasileiro e também em países da Europa, Ásia, por exemplo, o Carnaval surgiu na Grécia como culto de agradecimento aos deuses em 600 a.C. No Brasil, durante quatro dias as comemorações acontecem em todo território nacional. No entanto, as festas não tem local determinado e são promovidas em espaços fechados, como os clubes, ou sob o sol e demais intempéries, nos blocos de rua.

Uma boa alimentação e hidratação são essenciais para o folião se divertir no Carnaval e ter energia suficiente para chegar à quarta-feira de cinzas com disposição e saúde, sem risco de desidratação de indigestões. E para estar preparado para os dias de festa é recomendável o consumo de alimentos leves e de bastante líquido.

Os dias que seguem o Carnaval prometem ser bastante quentes e, para não deixar que o calor estrague a folia, é necessário o consumo de pelo menos 2 litros de líquido ao dia. “A ingestão de água, chá, suco e água de coco é fundamental para garantir a hidratação necessária para quem irá brincar o Carnaval de dia ou de noite. Além de eliminar toxinas”, pondera a professora Mariana Lindenberg, docente do curso de Nutrição do Complexo Educacional FMU.

Outra dica importante é não ficar sem se alimentar por muito tempo, pois para aproveitar o Carnaval o gasto calórico é alto e exige rápida reposição, principalmente de carboidratos, com baixa taxa de açúcar. “Alimentos integrais são os mais indicados, como o macarrão, arroz e cereais. Eles devem estar associados a opções energéticas que são encontradas em frutas, verduras e grãos”, explica a professora.

O consumo de substâncias antioxidantes também é valido para desintoxicar o organismo do consumo de álcool e de pratos gordurosos que, por ventura, sejam ingeridos durante os dias de festa. “Frutas com as vitaminas C, E, como a laranja, limão, acerola, morango e abacaxi, são os mais indicados. E também as que contêm caroteno, como mamão e cenoura. Castanha-do-pará, azeite e abacate devem ser consumidos em pouca quantidade”, conta a professora.

Também é preciso evitar laticínios, como queijos amarelos e também frituras, que são as opções mais populares nas lanchonetes. “Contudo é preciso cautela nos locais nos quais se vai comer e beber, prestando atenção na higiene e nos produtos utilizados e no serviço destas casas, para evitar a intoxicação”, finaliza a professora.

Sobre a FMU

O Complexo Educacional FMU, que reúne as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdades Integradas de São Paulo (FISP) e Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM FAAM), é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos há mais de 40 anos. Atualmente, a instituição oferece mais de 80 cursos de Graduação, 50 opções de Pós-graduação (Especialização e MBA), 40 cursos de Extensão e Mestrado em Direito. Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores mestres e doutores, que oferecem aos estudantes um ensino diferenciado e inovador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade