Prefeitura anuncia 1.700 vagas para cursos de qualificação profissional


Por meio do Pronatec, município vai disponibilizar vagas para beneficiários do Bolsa Família e Seguro Desemprego
Durante a entrevista coletiva semanal realizada hoje (16), o prefeito Barbosa Neto anunciou que, a partir de segunda-feira (20), estarão abertas as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Londrina. A qualificação técnica gratuita é destinada aos beneficiários do programa Bolsa-Família, Seguro Desemprego e alunos matriculados no ensino médio da rede estadual.

Serão oferecidas em torno de 3.500 vagas, sendo, aproximadamente, 1.700 para o Bolsa-Família e Seguro Desemprego. As vagas são nas seguintes áreas de atuação: higienista de serviços de saúde; cuidador infantil; cuidador de idoso; atendente de nutrição; instalador e reparador de redes de computadores; montagem e manutenção de computadores; recepcionista em serviços de saúde e massagista.

Os cursos de formação profissional serão realizados no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que é parceiro do programa, com duração entre 160 e 240 horas, que dá direito ao certificado profissional expedido pelo SENAI, SESC e IFPR. Segundo a diretora geral da IFPR, Edilomar Leonart, “o aluno não gastará nada com o curso, ao contrário, ele vai ganhar lanche, material escolar, a inscrição é gratuita e não há mensalidade. É realmente para qualificar quem precisa”, afirmou.

A secretária municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Neiva Vieira, destacou a importância do Pronatec, que vai promover a capacitação, através de cursos técnicos. “Vamos ampliar as possibilidades de inclusão no mundo do trabalho, por meio desta qualificação profissional. Além de prepará-los e criar novas oportunidades, nós também estamos atendendo uma necessidade do mercado local”, afirmou.

O critério utilizado para a escolha dos cursos ofertados levou em consideração o perfil dos beneficiários atendidos pelos programas de transferência de renda e das vagas de trabalho ofertadas, mas que não foram preenchidas. As atividades econômicas escolhidas são as áreas que mais empregam no município. Os cursos têm previsão para início em junho e não é necessário realizar prova para ser inserido no programa.

Segundo o prefeito Barbosa Neto, a implantação do programa na cidade vem sanar espaços que estavam abertos na área de qualificação profissional e dará mais oportunidade de emprego à população. “Havia muita reclamação sobre a falta de oportunidade de profissionalização, porque existem vagas para trabalho, mas há poucas pessoas qualificadas para assumir esses empregos. Nós criamos, no ano passado, com a Secretária do Trabalho, Emprego e Renda, programas para que os jovens possam ter oportunidade de se capacitar como, por exemplo, o Projovem e, agora, o Pronatec”, disse.

Cabe à Prefeitura de Londrina, efetuar a inscrição dos beneficiários do programa Bolsa-Família, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, assim como os beneficiários do Seguro-Desemprego, através das agências do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine). O curso e a inscrição são totalmente gratuitos.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo governo federal no dia 26 de outubro de 2011, tem o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços