Estreia nesta semana filme inspirado no livro “A invenção de Hugo Cabret”, de Edições SM


Livro de Brian Selznick, que deu origem ao filme de Martin Scorsese – com 11 indicações para o OSCAR – é comercializado com exclusividade no Brasil pela Edições SM em parceria com a Editora Lafonte

Baseado no livro homônimo de Brian Selznick e dirigido por Martin Scorsese, o filme A invenção de Hugo Cabret é o favorito ao Oscar de 2012. Concorrendo em 11 categorias – incluindo a de melhor roteiro adaptado, melhor filme e melhor diretor – , sua estreia nos cinemas nacionais está confirmada para esta sexta-feira, dia 17 de fevereiro. Além de chegar aos cinemas, a história de Hugo Cabret também desembarca nas livrarias do país, em uma nova tiragem do romance. O texto original traz surpresas que não serão vistas na telona.

A invenção de Hugo Cabret_1Hugo Cabret, órfão de 12 anos, vive escondido em uma estação de trem, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função anteriormente exercida por seu tio desaparecido. À noite, usando peças de brinquedos que ele furta de uma loja da estação, o menino tenta consertar um autômato, única lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém, correm perigo. Ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle.

Contextualizado na França dos anos 30, A Invenção de Hugo Cabret faz referências a fatos como a Exposição Mundial de Paris (1931), o acidente da estação de trem de Montparnasse (1895) e, sobretudo, à obra de George Méliès, pioneiro do cinema fantástico, e de outros mestres do cinema como Charlie Chaplin, Buster Keaton, Jean Renoir, François Truffaut.A invenção de Hugo Cabret 2

O autor compôs a trama com textos e imagens como um storyboard: as quase 300 páginas de ilustrações assumem a função narrativa fundamental que as imagens têm no cinema. Elas simulam primeiros planos, planos-sequência, zooms e fade-outs, recursos da sétima arte, a grande homenageada da obra.

Aclamado pela crítica mundial, escolhido pelo The New York Times como um dos melhores livros de 2007, A invenção de Hugo Cabret foi escrito originalmente em inglês e traduzido para 20 línguas.

A invenção de Hugo Cabret 3O tradutor da edição brasileira é Marcos Bagno, professor da Universidade de Brasília, que é também autor de livros infantojuvenis. Por esse trabalho obteve o prêmio de Melhor Tradução Jovem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Certificado de Honra, categoria tradução, do International Board on Books for Young People (IBBY).

Sobre o autor - Brian Selznick nasceu nos Estados Unidos, em 1966. Ilustrador e escritor de livros infantojuvenis premiados, depois de formar-se na Rhode Island School of Design, trabalhou em uma livraria, onde aprendeu muito sobre livros infantis.

Título: A invenção de Hugo Cabret
Autor: Brian Selznick
Tradução: Marcos Bagno
Ilustrações: Brian Selznick
Formato: 14 × 21 cm
Número de páginas: 534
Preço: R$ 42,00
Indicação: Leitor fluente [a partir de 10/11 anos]
ISBN: 978-85-7675-203-5
Temas: Aventura • Suspense • História do cinema • Amadurecimento

O filme - A invenção de Hugo Cabret nos cinemas é mais do que um filme sobre um garoto aventureiro em uma missão de esperança. Trata-se também da descoberta e reafirmação de um verdadeiro artista do início do cinema. “O que é incrível sobre Méliès”, diz Scorsese, “é que ele explorou e inventou basicamente boa parte do que fazemos hoje. É uma linha direta entre os filmes de ficção científica e fantasia dos anos 30, 40 e 50 até o trabalho de Harryhausen, Spielberg, Lucas, James Cameron. Está tudo lá. Méliès fez o que fazemos hoje com computadores, tela verde e tecnologia digital, mas ele conseguiu apenas com sua câmera e estúdio.”

Através de cenas em flashback, o público vê o arco inteiro da carreira de Méliès: de mágico a diretor e, mais tarde, dono de loja. Como o diretor fez mais de 500 filmes, Scorsese precisou encarar o desafio de reduzir uma lista tão extensa de trabalhos para apenas um punhado, finalmente escolhendo o projeto de 1903 O REINO DAS FADAS para ter seus ‘bastidores’ retratados. O estúdio de vidro original de Méliès foi reconstruído no backlot dos estúdios Shepperton a partir de projetos existentes e também baseado em medidas e fotos da construção original. O supervisor de efeitos visuais vencedor do Oscar® por TITANIC Rob Legato (ILHA DO MEDO; AVATAR; BATTLE ANGEL; PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO; ROLLING STONES – SHINE A LIGHT; O BOM PASTOR; OS INFILTRADOS; O AVIADOR; BAD BOYS II; HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL; NÁUFRAGO; REVELAÇÃO; ARMAGEDDON; TITANIC; APOLO 13 – DO DESASTRE AO TRIUNFO; ENTREVISTA COM O VAMPIRO) ficou encarregado de descobrir uma forma de alcançar os efeitos de cinema que Méliès criou apenas com as ferramentas e técnicas disponíveis na época. O diretor usava o método de tentativa e erro: filmava, esperava o filme ser revelado e editado e depois assistia a ele.

Ou tinha funcionado ou não. Legato também utilizou esse método para alcançar a magia na tela para Scorsese, principalmente em uma grande cena envolvendo uma locomotiva descarrilhada que atravessa a estação arrebentando uma imensa janela até as ruas de Paris. Um acidente parecido ocorreu na Gare Montparnasse em 23 de outubro de 1895. Ele explica: “Meu primeiro instinto foi fotografar a cena. Tinha boas experiências fotografando modelos miniaturas em TITANIC e APOLLO 13 – DO DESASTRE AO TRIUNFO. Então, construímos o trem e a janela [usando uma escala 1:4], armamos a mesma mecânica, e ele reagiu de forma semelhante a quando o histórico acidente aconteceu. Por fim, colocamos o trem na mesma posição em que aparece na fotografia.” Foram necessários 4 meses para a construção do trem de 4,5m de comprimento e da janela da estação de 6m pela equipe de design e os engenheiros. Além disso, modelos de bicicletas miniaturas e malas foram acrescentados à rua logo abaixo da janela.

Com o filme pronto, Scorsese conclui: “Como diretor, sinto que tudo realizado no cinema hoje teve início com Georges Méliès. E quando olho para trás e vejo os seus filmes originais, me sinto emocionado e inspirado, porque eles ainda carregam a vibração da descoberta mais de cem anos depois de terem sido feitos. E também porque eles estão entre as primeiras e mais poderosas expressões de um formato de arte que eu amo, e ao qual me dediquei pela maior parte da minha vida”.

Veja aqui a ficha técnica do filme A invenção de Hugo Cabret.

Confira o hotsite sobre o livro, com book trailer, imagens para download,
informações detalhadas sobre o autor e links relacionados à história do cinema:
www.edicoessm.com.br/hugocabret/index.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade