No Dia da Empregada Doméstica, Telmário pede pressa na regulamentação da Emenda 72 Da Redação e Da Rádio Senado


O senador Telmário Mota (PDT-RR) saudou o Dia da Empregada Doméstica, comemorado nesta segunda-feira (27), pedindo que o Congresso Nacional conclua logo a votação do projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 72, que estendeu aos empregados domésticos todos os direitos trabalhistas.
Ele lembrou que a Emenda 72 garante 16 direitos trabalhistas para os trabalhadores domésticos, mas sete deles ainda não foram regulamentados: indenização no caso de demissão sem justa causa, salário família, fundo de garantia, seguro desemprego, auxílio-creche, adicional noturno e seguro contra acidentes de trabalho.
— Que a gente possa agilizar e dar a essas pessoas aquela paz e tranquilidade. Porque hoje a minha amiga do lar, a Nina, disse "eu já nem acredito mais, senador, será que consegue?" Então, eu sei que aqui os 81 senadores têm uma amiga no lar, uma pessoa que cuida da casa, pela qual eles têm respeito, carinho e amor e que vão também olhar com bons olhos e com celeridade essa causa, dando aos domésticos os mesmos direitos e oportunidade que tantos outros trabalhadores têm — declarou.

Escola precária

O parlamentar solidarizou-se com os pais que estão acampados em frente a uma escola em Rorainópolis (RR) para exigir melhores condições de estudo para os filhos. Segundo o senador, a escola precisa de reformas, além de servidores, professores, merenda e transporte para os estudantes.
De acordo com Telmário Mota, essa escola é um exemplo do caos deixado pelo governo anterior no estado, que está endividado e sofre dificuldades em todas as áreas. Ele disse que dos 421 veículos destinados ao transporte escolar, apenas 69 foram aprovados pelo Instituto de Pesos e Medidas. Ele informou, no entanto, que o novo governo está fazendo o possível para resolver os problemas do estado.

Salários de vereadores

Telmário Mota também lamentou uma notícia negativa sobre Roraima divulgada neste domingo pelo programa Fantástico, da Rede Globo. Segundo o programa, os vereadores de Boa Vista são os mais caros do país, e chegam a receber até R$ 85 mil por mês.
— Aquela casa tem que voltar a ser orgulho do povo de Roraima, tem que voltar a ser orgulho do povo de Boa Vista. Se algum vereador desapontou, de algum vereador tomou procedimentos errados, ano que vem é ano de eleição. Então, é só trocar, é só substituir por pessoas novas, da própria sociedade — afirmou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade