Paraná quer ampliar relações comerciais com a República Tcheca



O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (08), no Palácio Iguaçu, o embaixador da República Tcheca no Brasil, Jiří Havlík, e o novo cônsul do país em Curitiba, Darci Piana. Richa apresentou o Estado e os potenciais para investimento e as boas condições nas áreas de infraestrutura, agricultura, energia e saneamento.

O governador lembrou que esteve na República Tcheca em 2011. Ele afirmou que o seu governo dá atenção especial às relações internacionais, que são importantes para fortalecer intercâmbios culturais e comerciais. “O Paraná está de braços abertos para outros países. Adotamos um novo modelo de gestão, aberto às parcerias estrangeiras que trazem desenvolvimento ao nosso Estado”, disse.
Richa destacou os fortes investimentos em infraestrutura, principalmente nas rodovias e no Porto de Paranaguá, um dos maiores exportadores do País, e em áreas como energia, saneamento e agricultura. Ele também citou o programa Paraná Competitivo, que atraiu R$ 43 bilhões de investimentos privados no Estado. “O Paraná se consolidou como um grande polo industrial do Brasil, especialmente no setor automotivo”, disse.
COMITIVA – O embaixador da Jiří Havlík explicou que uma comitiva empresarial está no Paraná para conhecer os potenciais do Estado, principalmente na produção cervejeira – o país foi um dos primeiros a produzir a bebida na Europa. “Empresários tchecos e brasileiros participam de um seminário em Curitiba nesta semana para estreitar os relacionamentos comerciais. A posse de Darci Piana vai ajudar a fomentar possíveis parcerias”, disse Havlík. “O Paraná é a porta de entrada para muitos tchecos que vêm para o Brasil, muitos deles visitam as Cataratas do Iguaçu. É um Estado muito desenvolvido, com indústrias e economia fortes e um ponto turístico importante”, contou.
Darci Piana disse que o objetivo é ampliar as ligações empresariais, culturais e tecnológicas entre o Paraná e a comunidade europeia. “A proposta é representar os interesses da República Tcheca no Paraná, ampliar as relações com o governo, os setores empresarial e comercial. Como o país que faz parte da União Europeia, conseguiremos facilitar a entrada de produtos do Paraná na Europa, especificamente na República Tcheca”, afirmou.
PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade o secretário do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira; o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel; o cônsul-geral da República Tcheca em São Paulo, Pavla Havrlíkvá; o chefe do Escritório de Representação do Ministério da Relações Exteriores no Paraná, Paulo Roberto Palm; o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Neves; e o cônsul honorário da República Tcheca em Blumenal, Rafael Thales de Freitas; o general de divisão Luiz Felipe Kraemer Carbonell e a senhora Maria da Graça Carbonell.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços