Último dia de redução do IPI

Concessionárias se preparam para atender um grande número de pessoas que deixaram para comprar o seu veículo na última hora

- Para os interessados em comprar um carro zero quilômetro, ainda com as vantagens de preços proporcionadas pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), amanhã será o último dia. O incentivo concedido pelo governo federal para combater a crise financeira global surtiu efeito, e um dos setores mais beneficiados foi o automotivo.

No Distrito Federal, a medida evitou o aumento do índice de desemprego e facilitou a compras de veículos zero quilômetro, o que movimentou o mercado e exigiu a contratação de profissionais da área automotiva. A redução média nos valores dos carros foi de 4%, de acordo com o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do DF (SINCODIV/DF).

O resultado prático deste benefício foi observado no aumento da comercialização de carros. Pesquisa do SINCODIV/DF mostra que, em 2009, 113.686 unidades foram emplacadas, contra 94.773 no mesmo período de 2008, o que significou uma alta de 19,96%.

Em fevereiro de 2010, o setor automotivo do DF também registrou um bom resultado frente a janeiro, quando os concessionários venderam 6.753 unidades. Ao todo, 7.569 veículos, entre automóveis, caminhões, camionetas, ônibus e micro-ônibus, foram emplacados no segundo mês deste ano, o que representou um crescimento de 12,1%. A marca obtida é a segunda melhor, desde 2003. Perde apenas para fevereiro de 2009, época em que 7.973 veículos foram emplacados.

O cenário econômico favorável contribuiu, ainda, para que novas concessionárias fossem instaladas em Brasília. "A expectativa é de que outras dez comecem a funcionar na cidade", comemora Ricardo Lima, presidente do SINCODIV/DF.

Lima acredita que, mesmo com o término da redução do IPI, a procura por automóveis zero quilômetro continue crescendo. "O mercado de Brasília possui um grande potencial. Há a previsão de novas empresas na cidade, o crédito, pelo que tudo indica, deve continuar se expandindo e as concessionárias aprimoram, a cada dia, os seus serviços. Todos esses fatores vão contribuir para a manutenção do crescimento", considera.

Ricardo Lima espera que o último dia de IPI reduzido seja de muito movimento nas concessionárias. "Todos os empresários do setor buscaram acrescer os estoques para servir os clientes que resolveram comprar o seu veículo zero quilômetro na última hora. Esperamos, em março, um ótimo resultado nas vendas", completa.

Sobre o SINCODIV/DF - O SINCODIV-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços